Mostrar el registro sencillo del ítem
Letramentos Digitais na Alfabetização
dc.contributor.advisor | Gil, Natália de Lacerda | pt_BR |
dc.contributor.author | Capistrano, Marta Lair Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-04-25T01:23:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/39550 | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa aqui apresentada investigou os diferentes níveis de letramentos, em um grupo específico de alunos com idades entre 6 e 7 anos, com poder aquisitivo baixo, residentes na periferia urbana de uma cidade gaúcha. Este grupo, embora particular, é representativo de significativa parcela discente da realidade sócio-educacional brasileira. Através de análise múltipla de caso, pretendi observar a participação das novas tecnologias no processo de letramento e alfabetização, no período que antecede ao domínio da leitura e da escrita, onde os alunos também são mediatizados, incidentalmente, pelas mídias de comunicação e entretenimento disponíveis a esse grupo. O estudo foi construído em momentos diferentes de ação planejada: ao longo do Estágio de Docência, sob a e intervenção diária, desta professora, no processo de letramento e alfabetização, na implementação de proposta de Arquiteturas Pedagógicas, na forma de Projeto de Aprendizagem; na pesquisa interativa junto aos alunos e suas famílias, a respeito de suas vivências e em estudo múltiplo de casos e em testagens de níveis de escrita, conforme a Psicogênese da Língua Escrita, sistematizada por Ferreiro e colaboradores. Este estudo também comprova a importância dos vários letramentos que devem compor a bagagem necessária ao desenvolvimento do processo de alfabetização e, que são essenciais à construção de estruturas cognitivas, cada vez mais complexas, enquanto mecanismos de aprendizagem, fundamentais à tecitura de redes de conhecimento e aprendizagem futuras. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Computador na educação | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Inovação educacional | pt_BR |
dc.title | Letramentos Digitais na Alfabetização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000825108 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Pedagogía (1400)