Mostrar el registro sencillo del ítem
Experiência de teatro : uma possibilidade de transformação na educação
dc.contributor.advisor | Corte Real, Luciane Magalhães | pt_BR |
dc.contributor.author | Medeiros, Marinês de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-04-25T01:23:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/39544 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo objetiva compreender quais as transformações que ocorreram em alunos de ensino fundamental, a partir da implementação da prática do teatro, como uma ferramenta, em sala de aula. O problema que norteou essa pesquisa foi buscar responder então, quais e como foram as transformações ocorridas a partir da experiência da prática de teatro com os alunos do quarto ano das séries iniciais de uma escola municipal de ensino fundamental. O objetivo geral estabelecido foi o de identificar quais as mudanças ocorridas com esta turma a partir da prática do teatro e os específicos foram: estudar o teatro como uma ferramenta auxiliar para o processo de inclusão em sala de aula, investigar como a prática do teatro pode promover a diminuição do bullying na instituição escolar e verificar que mudanças uma união do teatro com a educação podem promover na coesão grupal. A presente pesquisa foi conduzida através de uma investigação de caráter exploratório com vertente qualitativa, através de um estudo de caso. Para tanto, estudou-se referenciais teóricos sobre o teatro, o jogo simbólico piagetiano, as transformações da convivência de Maturana e o bullying. O que se concluiu com esta pesquisa foi que o uso do teatro, como uma ferramenta alternativa em sala de aula, pode ser provocador de mudanças que podem ir além da questão da aprendizagem, envolvendo um micro e um macro contexto. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Emoções | pt_BR |
dc.title | Experiência de teatro : uma possibilidade de transformação na educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000825071 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Gravataí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (36671)Tesinas Pedagogía (1371)