Experiência de teatro : uma possibilidade de transformação na educação
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo objetiva compreender quais as transformações que ocorreram em alunos de ensino fundamental, a partir da implementação da prática do teatro, como uma ferramenta, em sala de aula. O problema que norteou essa pesquisa foi buscar responder então, quais e como foram as transformações ocorridas a partir da experiência da prática de teatro com os alunos do quarto ano das séries iniciais de uma escola municipal de ensino fundamental. O objetivo geral estabelecido foi o de identificar ...
O presente estudo objetiva compreender quais as transformações que ocorreram em alunos de ensino fundamental, a partir da implementação da prática do teatro, como uma ferramenta, em sala de aula. O problema que norteou essa pesquisa foi buscar responder então, quais e como foram as transformações ocorridas a partir da experiência da prática de teatro com os alunos do quarto ano das séries iniciais de uma escola municipal de ensino fundamental. O objetivo geral estabelecido foi o de identificar quais as mudanças ocorridas com esta turma a partir da prática do teatro e os específicos foram: estudar o teatro como uma ferramenta auxiliar para o processo de inclusão em sala de aula, investigar como a prática do teatro pode promover a diminuição do bullying na instituição escolar e verificar que mudanças uma união do teatro com a educação podem promover na coesão grupal. A presente pesquisa foi conduzida através de uma investigação de caráter exploratório com vertente qualitativa, através de um estudo de caso. Para tanto, estudou-se referenciais teóricos sobre o teatro, o jogo simbólico piagetiano, as transformações da convivência de Maturana e o bullying. O que se concluiu com esta pesquisa foi que o uso do teatro, como uma ferramenta alternativa em sala de aula, pode ser provocador de mudanças que podem ir além da questão da aprendizagem, envolvendo um micro e um macro contexto. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License