Plano de marketing para hotel de animais de estimação

View/ Open
Date
2011Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Um plano de marketing pode ser uma ferramenta fundamental na gestão de uma empresa. Em pequenas empresas, principalmente familiares, é pouco provável de se encontrar uma estratégia ou um plano definido, e na empresa estudada não é diferente. Por isso, se buscou com esse trabalho estruturar um plano de marketing, dando ênfase às estratégias a serem implementadas, bem como análise dos concorrentes como possíveis parceiros. A construção deste plano de marketing é importante considerando-se o cenár ...
Um plano de marketing pode ser uma ferramenta fundamental na gestão de uma empresa. Em pequenas empresas, principalmente familiares, é pouco provável de se encontrar uma estratégia ou um plano definido, e na empresa estudada não é diferente. Por isso, se buscou com esse trabalho estruturar um plano de marketing, dando ênfase às estratégias a serem implementadas, bem como análise dos concorrentes como possíveis parceiros. A construção deste plano de marketing é importante considerando-se o cenário favorável deste mercado. Além disso, a empresa tem um problema principal a ser resolvido: oscilações de demanda, devido à característica sazonal desse mercado. Por isso, o objetivo geral deste trabalho é elaborar um plano de marketing, com o intuito de aumentar a receita anual do hotel para cachorros, aumentando o número de clientes. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória, tendo como instrumentos, entrevistas com os donos do hotel para cães, assim como com algumas petshops, utilizando questionários estruturados. Para a construção do plano de marketing se utilizou o estudo das referências bibliográficas, assim como das entrevistas. Percebeu-se com esse trabalho, a competitividade desse mercado e a dificuldade de conseguir parceiros para o desenvolvimento conjunto. Por isso, o foco no desenvolvimento da empresa é essencial para a sua sobrevivência no mercado, elaborando estudos para estar sempre se aprimorando e se desenvolvendo. A percepção das oportunidades que este mercado em desenvolvimento permite à empresa um destaque se agir de forma eficiente se apresentado ao mercado como uma empresa de referência no mundo dos animais de estimação. A primazia por qualidade e variedade de serviços, como confortos extra (ar-condicionado, câmeras de monitoramento online, entre outros) são possibilidades que a empresa deve utilizar para se destacar. Por isso, a identificação dos pontos fortes e fracos, assim como as oportunidades e ameaças, e a construção dos objetivos de marketing, das estratégias e dos planos de ação são fundamentais para o desenvolvimento de uma empresa focada que deseja uma excelência estratégica. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
