Sistemas automáticos de aluguel de bicicletas: viabilidade físico-econômica da implantação na cidade de Porto Alegre/RS
dc.contributor.advisor | Senna, Luiz Afonso dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Lemes, Daniela Meurer | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-04-14T01:23:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/39153 | pt_BR |
dc.description.abstract | Sistemas de aluguel de bicicletas têm recebido crescente atenção nos últimos anos com as iniciativas para aumentar o uso da bicicleta, melhor atender a demanda de um público em busca de maior mobilidade e diminuir os impactos ambientais causados pelas atividades de transporte convencionais. Em 1996, um sistema automatizado de aluguel de bicicletas foi lançado pela primeira vez no Reino Unido, levando a um crescente número de programas implantados em toda a Europa e Ásia. No entanto, tais programas ainda são pouco utilizados no Brasil. A infraestrutura das cidades brasileiras ainda está longe do ideal para atender os usuários deste modo de transporte. Nesse contexto, a cidade de Porto Alegre/RS aprovou, em 2009, o Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI), projetando a construção de uma rede com aproximadamente 400 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas integradas, abrangendo todas as regiões da cidade. Este trabalho de conclusão de curso analisa o potencial de sucesso da implantação de um sistema automático de aluguel de bicicletas na cidade de Porto Alegre/RS, no que se refere à viabilidade física e econômica do sistema de acordo com a realidade do cotidiano da Cidade. Tal análise foi realizada através de estudos comparativos com alguns dos principais sistemas atualmente em operação. Com a caracterização física e econômica desses sistemas, foi possível elaborar um projeto-piloto para a Cidade, respeitando suas necessidades e limitações. Com a finalidade de analisar o atendimento às necessidades dos usuários em potencial, o projeto piloto foi apresentado a uma parcela da população, verificando-se o nível de aceitação do mesmo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.title | Sistemas automáticos de aluguel de bicicletas: viabilidade físico-econômica da implantação na cidade de Porto Alegre/RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000825198 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
