Desenvolvimento de programa computacional para o projeto de lajes maciças de concreto armado
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2011Author
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Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho tem como finalidade a sistematização e automatização do projeto de lajes maciças em concreto armado através de uma rotina computacional. A utilização da linguagem de programação Visual Basic permite a utilização do software em ambiente Windows por meio de uma interface gráfica bastante prática e amigável. A partir dos dados de entrada fornecidos pelo usuário, o programa faz o dimensionamento e o detalhamento de lajes usuais em edifícios de concreto armado, tendo como base as recom ...
Este trabalho tem como finalidade a sistematização e automatização do projeto de lajes maciças em concreto armado através de uma rotina computacional. A utilização da linguagem de programação Visual Basic permite a utilização do software em ambiente Windows por meio de uma interface gráfica bastante prática e amigável. A partir dos dados de entrada fornecidos pelo usuário, o programa faz o dimensionamento e o detalhamento de lajes usuais em edifícios de concreto armado, tendo como base as recomendações da NBR 6118:2007 – Projeto de Estruturas de Concreto: procedimento. A determinação dos momentos fletores depende da relação entre os vãos da laje retangular em estudo. Para as lajes armadas em uma direção, o dimensionamento é realizado por analogia a uma viga, considerando uma faixa de largura unitária na direção do menor vão. O cálculo para as lajes armadas em duas direções, por considerar a flexão biaxial das mesmas, é mais complexo e exige o emprego do método elástico ou plástico. Sabe-se que o método plástico é mais adequado para o estado limite último (ELU) e o método elástico para o estado limite de serviço (ELS). Para efeitos de comparação, além do método plástico através teoria das charneiras plásticas, o dimensionamento em ELU também é efetuado pelo método elástico através do método de Marcus. Os fundamentos e formulários de ambas as teorias foram demonstrados neste trabalho. Também foi apresentado um procedimento para a verificação do estado limite de deformações excessivas (ELS-DEF), através da verificação das flechas nas lajes. Ao automatizar e validar o processo de cálculo, admite-se que o software atenda sua proposta e seja viável no ambiente acadêmico e profissional. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
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