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dc.contributor.advisorStigger, Marco Paulopt_BR
dc.contributor.authorReis, Elisangela dospt_BR
dc.date.accessioned2012-04-13T01:21:47Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39118pt_BR
dc.description.abstractProcurei nesse trabalho descrever minha experiência como monitora no projeto de extensão da ESEF-UFRGS, denominado ―Viver faz a Diferença!‖, que oferece vivências motoras a deficientes visuais. Para essa descrição utilizei como instrumento metodológico a narrativa pessoal baseda no olhar das ciências socias. A partir dessa experiência busquei exclarecer como se dá o processo pedagógico de ensino de atividades motoras para deficientes visuais, o significado do projeto para seus participantes, o seu impacto no campus da ESEF-UFRGS, além de questões relacionadas ao ensino da dança. O estudo permitiu observar as diferenças culturais entre pessoas sem deficiência e deficientes visuais, além de permitir observar que o ensino no projeto não ocorre de forma homogênea e é baseado em constantes trocas entre professores e alunos, sendo utilizados explicações e feedbacks cinestésicos e verbais de forma mais significativa do que em aulas para pessoas sem deficiência visual. Quanto aos questionamentos que envolviam as coreografias, pude notar que existe uma preocupação dos alunos sobre a qualidade dos seus movimentos e da relação dos movimentos executados pelos outros integrantes dentro da coreografia.pt_BR
dc.description.abstractI tried in this work to describe my experience as monitor of the extension project ESEF-UFRGS "Living Makes the Difference!", which offers motor experiences for the visually impaired . To describe it I used as a methodological tool the personal narrative based on the look of the social sciences. From this experience I sought to clarify how is the pedagogical process of teaching of the motor activity for the visually impaired, the significance of the project for its participants, the impact of this on the campus of ESEF-UFRGS, as well as issues related to teaching dance. The study allowed me to observe the differences cultural patterns among people with normal vision and visually impaired. I also noticed that the teaching in the project does not occur homogeneously and is based on constant exchange between teachers and students, with explanations and the use of verbal and kinesthetic feedback more significantly than in classes for people of normal vision. In relation as questions involving the choreography, I note that there is a concern of students about the quality of their movements and of the relationship of movements performed by other members within the choreography.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVisually impaireden
dc.subjectDeficientespt_BR
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.subjectMotor experiencesen
dc.subjectDanceen
dc.subjectCultureen
dc.titleO Projeto de extensão da EsEf/UFRGS "Viver faz a diferença" : um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000825786pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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