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Avaliação miofuncional em crianças de três aos cinco anos de idade
dc.contributor.advisor | Gomes, Erissandra | pt_BR |
dc.contributor.author | Carneiro, Aline e Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-03-24T01:24:14Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/37909 | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo: aplicar um protocolo de motricidade orofacial em crianças entre três e cinco anos de idade, buscando caracterizar o perfil miofuncional desta população. Métodos: estudo transversal, observacional, realizado com 41 crianças por meio da aplicação de protocolo validado Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores (AMIOFE), que utiliza escores para avaliação dos distúrbios miofuncionais. Foram analisados postura e condição/aspecto de lábios, mandíbula, bochechas, língua, palato duro e face; mobilidade de órgãos fonoarticulatórios; e funções orofaciais (respiração, deglutição e mastigação). O nível de significância utilizado foi de 5%. Resultados: Verificou-se predomínio de adequada postura de lábios, mandíbula, bochechas, palato duro e aparência de face. No entanto, 58,2% das crianças apresentaram postura adaptada ou a disfunção interposta da língua entre arcos dentários. Não foram encontradas alterações na mobilidade da maioria das estruturas, com exceção da lateralidade de lábios. Quanto às funções orofaciais: predomínio de respiração nasal (70%) e mastigação bilateral alternada (48,8%); na deglutição 41,5% apresentaram leve contração muscular de lábios e 61% interposição da língua entre arcos dentários, além de tensão dos músculos faciais. Conclusão: crianças desta faixa etária apresentaram tendência em realizar algumas compensações, principalmente de língua em repouso e durante a deglutição. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objective: to apply an orofacial motricity protocol in children between three and five years old, looking for to characterize the myofunctional profile of this population. Methods: It is a cross-sectional and observational study, accomplished with 41 children through the application of a validated protocol on the orofacial myofunctional evaluation with scores (OMES), that uses scores for disturbances myofunctional evaluation. Posture and lips condition/aspects, jaw, cheeks, tongue, hard palate and face; phonoarticulatory organs mobility; and orofacial functions (breathing, deglutition and mastication) were analyzed. The significance level used was of 5%. Results: It was verified the appropriate prevalence of lips posture, jaw, cheeks, hard palate and face appearance. However, 58.2% of the children presented an adapted posture or tongue interposed dysfunction among dental arches. It was not found mobility alterations in most of the structures, except for the laterality of lips. As for the orofacial functions: prevalence of nasal breathing (70%) and alternate bilateral mastication (48.8%); in the deglutition 41.5% presented a soft muscular contraction of lips and 61% tongue interposition among dental arches, besides tension of facial muscles. Conclusion: children of this age group presented tendency in accomplishing some compensations, mainly of tongue in rest and during the deglutition. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Speech-language | en |
dc.subject | Motricidade | pt_BR |
dc.subject | Hearing science | en |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Myofunctional evaluation | en |
dc.subject | Orofacial functions | en |
dc.subject | Children | en |
dc.title | Avaliação miofuncional em crianças de três aos cinco anos de idade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000823393 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Fonoaudiologia, ênfase em Infância | pt_BR |
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Ciencias Humanas (1949)