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dc.contributor.advisorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Delaine dos Reis dept_BR
dc.date.accessioned2012-03-23T01:20:52Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37817pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema a influência da leitura de diferentes gêneros literários na melhoria da aprendizagem em alunos de séries iniciais, do Ensino Fundamental, cuja ênfase permeia principalmente a necessidade urgente de incentivar o educando a fazer uso da leitura de forma prazerosa e significativa, ler por prazer de ler, já que esta provoca a necessidade da compreensão e da interação com a sociedade e o mundo, enriquece idéias e experiências intelectuais, provocando o “eu” de cada um. O motivo pelo qual enfoquei esta temática foi a descoberta através da pesquisa e observação de como os alunos da quarta série de uma escola da rede pública de Ensino apresentam dificuldades de relacionamento com o mundo da leitura. Aprender a ler não pressupõe só decifrar o código escrito, mas interpretar e compreender os textos de diferentes gêneros. Apresento relatos e reflexões da minha experiência como professora de séries iniciais, ressaltando atividades realizadas durante o estágio curricular, com esta turma em estudo. O aluno precisa ser incentivado, através de atividade questionadora, que favoreça a leitura como processo mental, oferecendo exercícios de interpretação e discussão sobre o que foi lido. (diálogo). O trabalho com leitura possibilita os alunos a compartilhar saberes, tornando-os críticos, criativos e polêmicos, desencadeando assim o ensino aprendizagem, favorecendo a sociabilidade, o espírito cooperativo, elevando a auto estima , ampliando assim seus conhecimentos. Os resultados alcançados evidenciam o crescimento dos alunos no domínio de formas lingüísticas, necessárias a uma boa leitura, escrita e construção de texto. Este trabalho enfatiza a importância da leitura e da escrita na aprendizagem de uma turma de quarta série de uma escola da rede pública, com a qual desempenho atividades. Num segundo momento retrata a leitura, a escrita e o letramento na rede pública de Ensino e a interdisciplinaridade como desafio na leitura e na escrita. Por fim, busca resgatar a importância da família no processo educativo. O referencial teórico refere-se a um conhecimento sobre a importância da leitura, abordando o processo histórico da escrita e da leitura. O mesmo está sendo subsidiado por autores que abordam questões sobre leitura, como Ângela Kleiman, Ana Teberosky, Luis Carlos Cagliari, Emília Ferreiro e Paulo Freire, alem do trabalho desenvolvido durante o estágio curricular com uma quarta série, cujas evidências podem ser vistas nos anexos, os quais foram retirados dos registros do estágio e no blog http://peadportfolio164305.blogspot.compt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelação escola-famíliapt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.titleA importância da leitura no cotidiano escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000821719pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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