Blog pedagógico : uma experiência para olhar seu próprio texto
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho tem como objetivo observar o crescimento das produções escritas através de um blog, mostrando que o computador pode ser utilizado como facilitador da aprendizagem, mediado pelo professor, proporcionando ao educando uma nova maneira de construir conhecimento da leitura escrita de maneira mais interativa. Apresenta-se, inicialmente, o conceito de blog pedagógico, suas características e possibilidades de uso na educação. A metodologia da pesquisa tem como base a prática-reflexiva. Os ...
Este trabalho tem como objetivo observar o crescimento das produções escritas através de um blog, mostrando que o computador pode ser utilizado como facilitador da aprendizagem, mediado pelo professor, proporcionando ao educando uma nova maneira de construir conhecimento da leitura escrita de maneira mais interativa. Apresenta-se, inicialmente, o conceito de blog pedagógico, suas características e possibilidades de uso na educação. A metodologia da pesquisa tem como base a prática-reflexiva. Os resultados mostram que os alunos não se limitaram a narrar ou parafrasear textos lidos, utilizaram ideias criativas que contribuíram para a evolução ortográfica, coesão e coerência de ideias de seu próprio texto. Dessa forma, conclui-se que escrever no blog é uma maneira adequada de fazer interações, produzindo textos com função comunicativa em um local em que existem leitores de verdade. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License