Projeto de aprendizagem e sua influência na construção do conhecimento
dc.contributor.advisor | Pereira, Nilton Mullet | pt_BR |
dc.contributor.author | Linhares, Carine | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-03-22T01:20:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/37722 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os projetos de aprendizagem e sua influência na construção do conhecimento na criança é o tema do presente Trabalho de Conclusão de Curso, resultante do processo de desenvolvimento realizado durante o período de estágio curricular supervisionado em uma escola municipal na localidade de Três Cachoeiras, em um turma de alunos na faixa etária de 7 a 9 anos, no período de maio a junho, no ano de 2010. O objetivo principal deste texto é analisar o processo de pesquisa dos alunos, como construtores de suas aprendizagens, evidenciando suas posturas enquanto pesquisadores autônomos, ampliando assim a interação e a cooperação durante a elaboração da pesquisa realizada no LABIN da escola. O Projeto de Aprendizagem de acordo com Silva (1997) busca a ação/reflexão no processo de aprendizagem do aluno, frente à valorização dos conhecimentos prévios. A proposta de ensino baseada em Projetos de Aprendizagem segundo Silva (1997) é fundamentada na teoria de Piaget, por conceber uma estratégia pedagógica inovadora, que conduz a uma aprendizagem contextualizada, onde o aluno aprende a aprender, constrói seus próprios conhecimentos. A partir da análise das observações relacionadas ao estudo teórico concluiu-se que o acompanhamento e a mediação do professor são os principais requisitos para a influência que o Projeto de Aprendizagem exerce para a construção do conhecimento, nas aprendizagens significativas na escola. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Construção do conhecimento | pt_BR |
dc.title | Projeto de aprendizagem e sua influência na construção do conhecimento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000821742 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Três Cachoeiras, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)
-
TCC Pedagogia (1437)