A Internet e a educação : uma nova estratégia de aprendizagem
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
A presente monografia busca evidenciar a inserção das novas tecnologias de informação e comunicação, especificamente o uso do computador e da internet na educação, onde o trabalho em rede apresenta-se como espaço de interação, diálogo e aprendizagens múltiplas, pois o ciberespaço proporciona a construção do conhecimento além dos muros escolares. A partir da problematização “O uso da internet como rede de relacionamentos e espaços de dialogicidade para séries iniciais”, meu principal objetivo é ...
A presente monografia busca evidenciar a inserção das novas tecnologias de informação e comunicação, especificamente o uso do computador e da internet na educação, onde o trabalho em rede apresenta-se como espaço de interação, diálogo e aprendizagens múltiplas, pois o ciberespaço proporciona a construção do conhecimento além dos muros escolares. A partir da problematização “O uso da internet como rede de relacionamentos e espaços de dialogicidade para séries iniciais”, meu principal objetivo é contribuir para a formação de sujeitos críticos, reflexivos, dialógicos, capaz de exercer sua autonomia, tornando-se protagonista de sua história mediante a reflexão que faz de si e do outro. A oportunidade de ser autor e co-autor pela interação estabelecida no ciberespaço traz à tona novas reflexões a cerca de nossas concepções e conseqüentemente uma nova forma de construirmos o conhecimento individual e coletivo. Assim, para validar a presente pesquisa, busquei embasamento na teoria construtivista defendida por Freire (1996), Magdalena e Costa (2003), Ramal (2009), Soares (2002), entre outros, que acreditam como eu na potencialidade diversificada de saberes oferecida no ciberespaço, onde professor e aluno são constantes aprendizes tecnológicos, ideológicos e dialógicos, capazes de construir e reconstruir saberes significativos na reciprocidade. Esta concepção, também está embasada nas aprendizagens construídas ao longo do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS, na relação com colegas, tutores e professores, bem como na minha pequena experiência docente e na prática do estágio curricular, onde a metodologia desenvolvida seguiu a visão construtivista na forma de ensinar e aprender, utilizando o computador e a internet como ferramenta pedagógica para contribuir na aprendizagem significativa dos alunos, os quais demonstraram um posicionamento mais crítico, reflexivo e autônomo, a partir das atividades desenvolvidas fazendo uso das comunidades virtuais, como o Blog de aprendizagens coletivo que construímos durante esse mesmo período. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License