Filmes infantis e a produção performativa da heterossexualidade
dc.contributor.advisor | Louro, Guacira Lopes | pt_BR |
dc.contributor.author | Sabat, Ruth Francini Ramos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T17:30:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/3757 | pt_BR |
dc.description.abstract | A heterossexualidade não é natural, ela é uma condição culturalmente construída que precisa ser constantemente reiterada de modo a ‘normalizar’ os sujeitos. Esta pesquisa assume tal premissa como seu fundamento. No que se refere à perspectiva analítica, alinho-me aos Estudos Culturais em sua vertente pós-estruturalista e recorro a formulações dos Estudos Feministas e da Teoria Queer. Entendo que, no processo contínuo de reiteração da heterossexualidade como norma, inúmeras estratégias e artefatos culturais são utilizados. Nesta tese, analiso os mecanismos postos em ação pelos filmes infantis de animação da Disney, quais sejam: A Pequena Sereia, Mulan, A Bela e a Fera e O Rei Leão. Esses artefatos culturais têm grande importância não apenas no cotidiano das crianças, como também no funcionamento da economia global, movimentando milhões de dólares. Eles certamente constituem-se em importante recurso pedagógico contemporâneo. Interessam-me, aqui, especialmente os enunciados performativos que são repetidos nos filmes infantis, de modo a produzir identidades de gênero e sexuais e garantir a heterossexualidade como norma Acredito que a identidade hegemônica não é perseguida apenas e tão somente através da constante apresentação do Mesmo, mas também (e, talvez, principalmente) é reafirmada através da produção do estranho, do monstro, do abjeto, que funcionam, nesse contexto, como parâmetros de normalidade, como modos de garantir o cumprimento das normas regulatórias. Para desenvolver esta análise, utilizo como ferramentas analíticas fundamentalmente os conceitos de identidade, performatividade, abjeção e normalização. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Heterossexualidade | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Desenho animado | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Estudos culturais | pt_BR |
dc.subject | Comunicação de massa | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Teoria queer | pt_BR |
dc.subject | Estados Unidos | pt_BR |
dc.subject | Estudios Disney. | pt_BR |
dc.title | Filmes infantis e a produção performativa da heterossexualidade | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000392259 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2003 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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