As atividades de promoção da leitura realizadas por uma pessoa com necessidades especiais (pnes) com limitação visual na biblioteca escolar do Colégio Marista São Pedro : um estudo de caso
dc.contributor.advisor | Moro, Eliane Lourdes da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Laís Nunes da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-03-16T01:19:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/37553 | pt_BR |
dc.description.abstract | Aborda a Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs) com limitação visual no contexto da Biblioteca Escolar. Constitui um estudo de caso que analisa as atividades de promoção da leitura realizadas por uma Técnica em Biblioteconomia PNEs com limitação visual com alunos da 2ª série do Colégio Marista São Pedro. Apresenta como referencial teórico as políticas e ações de Inclusão Social; a contextualização da limitação visual e a teoria vygotskyana para a superação da limitação; a Biblioteca Escolar e a leitura no contexto da inclusão social apresentando a Hora do Conto como atividade de promoção da leitura. Utiliza a entrevista e a observação como instrumentos para a coleta de dados. Os dados das observações são apresentados através da descrição de cada evento, seguida da sua análise. Os dados coletados da entrevista são apresentados através de um relatório descritivo possibilitando o relato da “voz do sujeito”, vinculados ao referencial teórico. Conclui que o sujeito do estudo apresenta um planejamento adequado para a realização da atividade. Nesta etapa, os familiares auxiliam na preparação da história, através da leitura do texto. Para a apresentação da história, conta com a participação de uma artesã, que elabora um recurso diferente, como naves espaciais em EVA, entre outros. A Técnica pesquisa informações complementares em relação ao tema da história em outras fontes de informação. O estudo verifica que o sujeito apresenta, durante a atividade, boa expressão corporal e projeção da voz, interagindo de forma natural com as crianças. Verifica que a atividade de promoção da leitura e a relação com as crianças contribuem, de forma significativa, para a superação da limitação visual do sujeito, comprovando a teoria vygotskyana da superação da limitação através da interação social. | pt_BR |
dc.description.abstract | It broaches Social Inclusion of People with Special Needs, with visual limitations at the context of the School Library. This is a case study that analyzes the reading promotion activities carried out by a Library Technician with visual limitations among 2nd Grade School students from Colégio Marista São Pedro. It introduces, as theoretical frames of references the policies and actions of Social Inclusion, the visual limitation context and the Vigotskian theory for the limitation overcoming, School Library and the reading at the context of social Inclusion, introducing the Storytelling as a reading promotion activity. That uses interview and direct observation like data collection tools. The data from each observation are introduced by describing each one of the events followed by their analysis. The data collected from the interviews are introduced through describing reports, allowing the “subject voice” report linked to theoretical frame of reference. It concludes that the study subject has an appropriate planning to achieve the activity. At this point, relatives can help to set the story by reading the text. It counts on the participation of a handcrafter, who figures different resources out, such as spaceships in “EVA” among others. The Technician searches for further information regarding the story theme in other sources. The study points that the subject presents, during the performance, a good body expression and voice projection, naturally interacting with the children. It points that the reading promotion activity and the relationship with the children help, meaningfully, the subject‟s visual limitation overwhelming, proving Vigotskian theory of limitation overwhelming through social interaction. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Social inclusion | en |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_BR |
dc.subject | People with special needs and visual limitation | en |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Reading promotion | en |
dc.subject | Deficiente visual | pt_BR |
dc.subject | School library | en |
dc.title | As atividades de promoção da leitura realizadas por uma pessoa com necessidades especiais (pnes) com limitação visual na biblioteca escolar do Colégio Marista São Pedro : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000819836 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Biblioteconomia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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