Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Maria Berenice da Costapt_BR
dc.contributor.authorCantergi, Ricardopt_BR
dc.date.accessioned2012-03-14T01:20:38Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37497pt_BR
dc.description.abstractO futebol é um dos esportes mais praticados no mundo. Sua popularidade se deve, principalmente, à facilidade para jogá-lo, pois são necessários somente a bola e quaisquer objetos que demarquem os gols. Em diversos países essa popularidade se transforma em paixão pelo esporte e pelos clubes. Inclusive, ultrapassa os limites do campo de jogo e chega à televisão, à internet, à roda de bar. As mídias têm função importante na propagação dessa paixão e na transformação dos clubes esportivos em negócios que trazem receitas alternativas para as agremiações. As marcas são a síntese do processo que inclui publicidade no uniforme do time, parcerias entre a equipe e empresas terceiras que investem para exibir as suas marcas nos estádios, via transmissões televisivas, ou através da associação à marca do clube. Esta monografia tem como objetivo principal inferir sobre os limites de investimento pessoal e material de um torcedor apaixonado por um clube de futebol. Partimos de uma revisão bibliográfica sobre o Arsenal, da Inglaterra, e o Grêmio, do Brasil, dos conceitos de futebol, paixão e marcas, para buscar a diferença entre paixão e amor por um time de futebol e assim poder refletir sobre as relações entre futebol, paixão e marcas.pt_BR
dc.description.abstractFootball is one of the most practiced sports in the world. Its popularity is due to, mainly, the ease to play it, since only a ball and any other objects to delimit the goals are necessary. In many countries this popularity is transformed into passion for the sport and for the clubs. Also, it transcends the limits of the football field and reaches the television, the internet and bars. The media has an important role spreading this passion and transforming sports clubs into alternative income business. The brands are the summary of this process which includes the team’s uniform publicity, partnerships between clubs and third undertakings which invest to show their brands on stadiums, through broadcastings, or their association to the club’s brand . This paper’s main objective is to infer about the personal and material investment limits of a passionate football fan. We start with a bibliographic review about Arsenal, from England, and Grêmio, from Brazil, about the concepts of football, passion and brands, in order to seek the difference between passion and love for a football team and thus reflect about the relations among football, passion and brands.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFootballen
dc.subjectMarcapt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectBrandsen
dc.subjectPassionen
dc.subjectArsenalen
dc.subjectGrêmioen
dc.titleA paixão por um time de futebol : marcas que tocam os corações brasileiros e inglesespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000820287pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples