Show simple item record

dc.contributor.advisorPiedras, Elisa Reinhardtpt_BR
dc.contributor.authorBulla, Fernanda da Rosapt_BR
dc.date.accessioned2012-03-14T01:20:37Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37494pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema o favorecimento do consumo colaborativo nas redes sociais pela “geração Y”. O objetivo da pesquisa é compreender o consumo colaborativo, sua operacionalização através da internet e o comportamento do consumidor da “geração Y” neste processo. Para isso, apresenta-se na primeira parte deste trabalho, uma fundamentação teórica relacionada ao tema, que inicia tratando de consumo, consumo colaborativo e influências no processo de decisão de compra. Logo após, aparecem os conceitos de ciclo de vida familiar, tipos de gerações e “geração y”. Por fim, trabalham-se as idéias sobre cibercultura, internet e sites de redes sociais. Para compreender o consumo colaborativo empiricamente, este trabalho apresenta como metodologia uma pesquisa exploratória e qualitativa, cuja a coleta de dados deu-se através da observação da dinâmica do aplicativo INIO – I need, I offer e através de entrevistas semi-abertas, individuais com usuários do aplicativo pertencentes à “geração Y”. Após a análise dos dados coletados, é possível verificar que sistemas de consumo colaborativo, para serem bem sucedidos, dependem de elementos como massa crítica, capacidade ociosa, crença no bem comum e confiança em estranhos. Além disso, também se pode perceber que existem características presentes em integrantes da “geração Y’ como liberdade, escrutínio, integridade e colaboração que podem favorecer sistemas de consumo colaborativo.pt_BR
dc.description.abstractThis final paper theme is the contribution of collaborative consumption on social networks for "Generation Y". The objective of this research is to understand the collaborative consumption, its operation through the Internet and consumer behaviors of "Generation Y" in this process. To this, we present in the first part of this work, a theoretical basis related to the theme, which starts approaching about consumption, collaborative consumption and influences on buying decision process. Soon after, there are the concepts of family life cycle, types of generation and "Generation Y". Finally, work up ideas about cyberculture, internet and social networking sites. To understand the collaborative consumption empirically, this paper presents as methodology, a exploratory and qualitative research, whose collection of data was done by observing the dynamics of the application INIO - I need, I offer, and by semi-open, individual interviews with users of this application who belong to "generation Y". After to analyze the collected datas, it is possible to verify that collaborative systems of consumption, to be successful, depends on factors such as critical mass, excess capacity, belief in the common good and trust in strangers. In addition, is also possible to perceive that there are features present in members of “Generation Y” as freedom, scrutiny, integrity and collaboration that can contribute to collaborative consumption systems.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectGeração Ypt_BR
dc.subjectCollaborative consumptionen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectGeneration yen
dc.subjectSocial networksen
dc.titleO favorecimento do consumo colaborativo pela geração Y nas redes sociais : explorando o I need, I offerpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000820342pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record