E o Oscar vai para ... : as estratégias narrativas dos ganhadores nas categorias de roteiro original e filme nos anos 2000
Fecha
2011Autor
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Tipo
Resumo
O presente trabalho discorre sobre o cinema, com foco no elemento roteiro. O objetivo da pesquisa é analisar as estratégias narrativas dos três filmes vencedores do Oscar, simultaneamente, em ambas categorias de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original na primeira década dos anos 2000, com o intuito de encontrar semelhanças, diferenças, e possíveis tendências do cinema contemporâneo. Os filmes que se encaixam nessa descrição são Beleza Americana (American Beauty, 1999, Sam Mendes), Crash – no Lim ...
O presente trabalho discorre sobre o cinema, com foco no elemento roteiro. O objetivo da pesquisa é analisar as estratégias narrativas dos três filmes vencedores do Oscar, simultaneamente, em ambas categorias de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original na primeira década dos anos 2000, com o intuito de encontrar semelhanças, diferenças, e possíveis tendências do cinema contemporâneo. Os filmes que se encaixam nessa descrição são Beleza Americana (American Beauty, 1999, Sam Mendes), Crash – no Limite (Crash, 2004, Paul Haggis) e Guerra ao Terror (The Hurt Locker, 2008, Kathryn Bigelow), e serão apresentados juntamente com a história do Oscar. Será estudada, também, a história do cinema, desde a ascensão e afirmação de Hollywood, passando pelo surgimento de movimentos de vanguarda, que rompem com a estrutura tradicional, até os dias atuais. Para a análise, foram escolhidos como critérios, quatro elementos componentes dos roteiros: a temática, a construção da personagem, o foco narrativo e a organização espaço-tempo. Esses elementos serão examinados tanto conceitualmente quanto por sua trajetória histórica. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (38725)Tesinas Comunicación Social (1937)
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