Estratégias de comunicação nas redes sociais : caso Melissa
View/ Open
Date
2011Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho estuda a estratégia de comunicação da marca Melissa. Seu objetivo principal é entender de que forma a marca migrou para as mídias sociais online e passou a utilizar as comunidades da marca criadas espontaneamente pelas consumidoras como uma ferramenta de comunicação. Para isto, apresenta os principais conceitos inerentes à era da tecnologia e da informação, que explicam a relação dos consumidores com as mídias sociais. Também, traça um panorama do marketing até a sua concepção atu ...
Este trabalho estuda a estratégia de comunicação da marca Melissa. Seu objetivo principal é entender de que forma a marca migrou para as mídias sociais online e passou a utilizar as comunidades da marca criadas espontaneamente pelas consumidoras como uma ferramenta de comunicação. Para isto, apresenta os principais conceitos inerentes à era da tecnologia e da informação, que explicam a relação dos consumidores com as mídias sociais. Também, traça um panorama do marketing até a sua concepção atual como Marketing 3.0 para identificar a presença desta atividade online na estratégia de comunicação da Melissa, e, ainda, é apresentado o histórico da Melissa e a evolução das ferramentas de comunicação usadas na estratégia da marca ao longo dos anos. Por fim, evidencia-se o uso das mídias sociais na estratégia de comunicação da Melissa, através da análise de conteúdo do blog Look Melissa, e demonstra-se a eficácia da Melissa no uso das comunidades online de consumidoras. ...
Abstract
This work studies the communication strategy of the brand Melissa. Its main objective is to understand how the brand has moved to online social media, and started to use the brand communities created spontaneously by consumers as a communication tool. The work presents the main concepts related to the age of technology and information that explain the relationship of consumers with social media. Also provides an overview of marketing to its current conception as Marketing 3.0 to identify the pr ...
This work studies the communication strategy of the brand Melissa. Its main objective is to understand how the brand has moved to online social media, and started to use the brand communities created spontaneously by consumers as a communication tool. The work presents the main concepts related to the age of technology and information that explain the relationship of consumers with social media. Also provides an overview of marketing to its current conception as Marketing 3.0 to identify the presence of this online activity on Melissa’s communication strategy, and also presents the historical evolution of Melissa, and the communication tools used in their brand strategy over the years. Finally, it shows the use of social media in the communication strategy of Melissa, by analyzing Look Melissa blog content, and demonstrates the effectiveness of Melissa in the use of online communities of consumers. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License