Gestão do conhecimento nas empresas gaúchas líderes em inovação
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Trata de um estudo que objetiva pesquisar de que forma as empresas gaúchas, líderes em inovação, fazem a Gestão do Conhecimento (GC). A proposta desse trabalho apresenta-se pelo fato de que a Gestão do Conhecimento é um processo utilizado para a inovação empresarial e ela se baseia no uso de ferramentas específicas e entende-se que a presença do bibliotecário se faz importante para o sucesso do processo de coleta, organização e disseminação deste conhecimento. Trata de um estudo exploratório de ...
Trata de um estudo que objetiva pesquisar de que forma as empresas gaúchas, líderes em inovação, fazem a Gestão do Conhecimento (GC). A proposta desse trabalho apresenta-se pelo fato de que a Gestão do Conhecimento é um processo utilizado para a inovação empresarial e ela se baseia no uso de ferramentas específicas e entende-se que a presença do bibliotecário se faz importante para o sucesso do processo de coleta, organização e disseminação deste conhecimento. Trata de um estudo exploratório de cunho qualitativo que permitiu descobrir quais ferramentas, profissionais e formas de estímulos estão envolvidos no processo de criação do conhecimento. Os dados foram coletados através de entrevistas estruturadas e gravadas presencialmente. Conclui-se que aplicação da Gestão do Conhecimento e as ferramentas utilizadas variam conforme o perfil da empresa e que nem todas obedecem um padrão preestabelecido encontrado na literatura. No que se refere às ferramentas, apontam diversas ferramentas colaborativas de Tecnologias da Informação (TI) e os agentes atuantes na GC são de diversas áreas do conhecimento, excluindo o profissional Bibliotecário nesta atividade. Recomenda algumas ações para incentivar a pesquisa nesta área e a fortalecer o papel do Bibliotecário neste processo. ...
Abstract
Is a study that aims to research how the gaucho companies, leaders in innovation, make the Knowledge Management (KM). The purpose of this work is presented by the fact that knowledge management is a process used for business innovation and it is based on the use of specific tools and means that the presence of the librarian is important for the success of the process collection, organization and dissemination of knowledge. This is an exploratory qualitative and quantitative nature of which allo ...
Is a study that aims to research how the gaucho companies, leaders in innovation, make the Knowledge Management (KM). The purpose of this work is presented by the fact that knowledge management is a process used for business innovation and it is based on the use of specific tools and means that the presence of the librarian is important for the success of the process collection, organization and dissemination of knowledge. This is an exploratory qualitative and quantitative nature of which allowed to discover which tools, and professional forms of stimuli are involved in the process of knowledge creation. Data were collected through structured interviews in person and recorded. It is concluded that application of knowledge management and the tools used vary according to the company profile and that not all follow a predetermined pattern found in the literature. With regard to tools, collaborative tools link various Information Technology (IT) and the agents in the GC are several areas of knowledge, excluding the professional librarian in this activity. Recommended some actions to encourage research in this area and strengthen the role of the librarian in this process. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (811)
Este item está licenciado na Creative Commons License