Show simple item record

dc.contributor.advisorFolberg, Maria Nestrovskypt_BR
dc.contributor.authorHerbert, Loiva Luciapt_BR
dc.date.accessioned2012-03-07T01:21:10Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37375pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação analisa a presença das propostas de educação psicanaliticamente orientada e/ou de clínica em extensão na práxis dos egressos, co-relacionadas à vivência da articulação dos campos Psicanálise e Educação na ênfase temática Personalidade, Cultura, Psicanálise e Educação desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fundamenta-se na psicanálise, especialmente nos referenciais freudo-lacanianos, tendo como eixos teóricos interpretativos os temas da identificação e da transferência, além dos aspectos da manutenção de presença dos conceitos psicanalíticos nos discursos atuais e dos lugares de atuação profissional dos egressos. Tem sua metodologia inspirada na Análise Textual Discursiva de Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi. Toma como objeto de estudo os discursos de seis mestres titulados a partir de excertos de suas dissertações e de uma entrevista eletrônica. Os resultados apontam para a importância da proposição de educação psicanaliticamente orientada e/ou psicanálise em extensão junto às suas práticas docentes e outras áreas profissionais. Também, indicam que a vivência da orientação teórica psicanalítica no curso de pós-graduação em educação desenvolve importantes possibilidades de interlocução entre a psicanálise e a educação, promovendo a concepção de outros modos de relação na educação que visam aos sujeitos aprendentes/ensinantes, para além de formações protocolares e currículos engessados em especificidades disciplinares. Além disso, contribui para a evidência que a ética psicanalítica pode oferecer aos docentes e às equipes escolares, importantes subsídios para o atendimento do que atualmente se apresenta como deficitário na escola.pt_BR
dc.description.abstractThe present work analyses the presence of psychologically oriented education proposals and/or clinic extension in praxis of graduated students in relation to their experience in the articulation fields of Psychoanalysis and Education emphasizing ―Personality, Culture, Psychoanalysis and Education‖, developed by the Pos Graduation Education Program of the Federal University of Rio Grande do Sul Sate. It is based on the psycoanalysis, specially Freudian-Lacanian references, taking in consideration the axis of theoric interpretation of identifycation and transference subjects, besides the maintainance of the aspects of psycoanalytic concepts being present in actual speeches and places where the graduates act professionaly. The methodology was inspired by the ―Textual Speech Analysis‖ by Roque Moraes and Maria do Carmo Galiazzi. It takes as object of study, the speech of six chosen masters. Some fragments of their dissertations were used toghether with an enterview by electronic mail. The results point out the importance of the psycologicaly oriented education preposition and/or psycoanalysis extension together with education practices and other professional areas. It also sugests that the experience of psycoanalitical theoric orientation in the course of pos graduation in education develop important possibilities of interlocation between psycoanalise and education, promoting the idea of other methods of relation in education having in view the subjects students/teachers, in addition to trining protocol and canned curricula in specific disciplines. It also contributes to the evidence that the psychoanalytie ethics can offer teachers and school staff, important contributions to the care of that now presents itself as a deficit in the school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectExtensãopt_BR
dc.subjectPsychoanalytically oriented educationen
dc.subjectClínica ampliadapt_BR
dc.subjectPsychoanalysis extensionen
dc.titlePsicanálise e educação : da extensão acadêmica à práxispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000820638pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record