A experimentação como uma forma de trabalhar conceitos de termoquímica no ensino médio
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho consiste em uma pesquisa acerca da contribuição do uso da experimentação no ensino de Química, baseada na verificação do papel da experimentação na construção do conhecimento científico. As atividades, inseridas no conteúdo de Termoquímica, foram realizadas em uma escola pública estadual de Porto Alegre, com uma turma de segundo ano do ensino médio. Foi aplicado um questionário preliminar para verificar os conceitos prévios que os alunos já possuíam em relação aos conceitos ...
O presente trabalho consiste em uma pesquisa acerca da contribuição do uso da experimentação no ensino de Química, baseada na verificação do papel da experimentação na construção do conhecimento científico. As atividades, inseridas no conteúdo de Termoquímica, foram realizadas em uma escola pública estadual de Porto Alegre, com uma turma de segundo ano do ensino médio. Foi aplicado um questionário preliminar para verificar os conceitos prévios que os alunos já possuíam em relação aos conceitos envolvidos no tema termoquímica. A seguir, foi trabalhado o conteúdo de termoquímica, com aulas teóricas e realização de experimentos, pois pelo fato de a experimentação despertar um forte interesse nos alunos, pretendia-se verificar como ela contribui para o entendimento desse conteúdo. Após as atividades foram feitas discussões com os alunos, para análise dos experimentos, e resolução de exercícios, com o objetivo de avaliar o entendimento do conteúdo pelos alunos e a adequação da proposta para o ensino deste tema. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Química (611)
Este item está licenciado na Creative Commons License