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dc.contributor.advisorSousa, Edson Luiz Andre dept_BR
dc.contributor.authorMarsillac, Ana Lúcia Mandellipt_BR
dc.date.accessioned2012-03-06T01:19:57Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37341pt_BR
dc.description.abstractEsta tese centra-se nas operações artísticas dos brasileiros Cildo Meireles e Paulo Bruscky e do coletivo catalão Grup de Treball, nos anos 70. Ancorada na teoria e método da psicanálise e na história, teoria e critica de arte contemporânea, debruça-se sobre os atos de criação desses artistas, sublinhando e entrecruzando as singularidades de suas poéticas. Em um tempo permeado pela violência e censura ditatorial, tanto no Brasil quanto na Espanha, esses artistas, de diferentes formas, tinham o ato criativo como estratégia critica e política de transformação. No despertar da arte contemporânea, revelam que as transformações do objeto de arte comportam, necessariamente, uma alteração nos seus objetivos e em sua dimensão utópica.pt_BR
dc.description.abstractEsta tesis se centra en las operaciones artísticas de los brasileños Cildo Meireles y Paulo Bruscky y del colectivo Catalán Grupo de Treball en los años 70. Basado en la teoría y el método del psicoanálisis y en la historia, teoría y crítica del arte contemporáneo, se centra en los actos de creación de estos artistas, destacando y entrecruzando las singularidades de su arte. En una época impregnada por la violencia y la censura de la dictadura, en Brasil, como en España, estos artistas, de diferentes maneras, tuvieran el acto creativo como una estrategia crítica y de transformación política. En la estela del arte contemporáneo, ponen de manifiesto que la transformación del objeto de arte implica necesariamente, un cambio en sus objetivos y en su dimensión utópica.es
dc.description.abstractThis thesis focuses on the operations of the Brazilian artistic Cildo Meireles and Paul Bruscky and the collective Catalan Group Treball, in 70 years. Grounded in theory and method of psychoanalysis and history, theory and criticism of contemporary art, focuses on the acts of creation of these artists, underlining and crisscrossing the singularities of their poetry. In a time permeated by violence and censorship dictatorship, in Brazil, as in Spain, these artists, in different ways, had the creative act as a critical strategy and political transformation. In the wake of contemporary art, reveal that the transformation of the art object, involves necessarily a change in its objectives and its utopian dimension.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArtees
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectArte : Anos 1970-9pt_BR
dc.subjectPolíticaes
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectUtopiaes
dc.subjectPsicoanálisises
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectUtopia : Artept_BR
dc.subjectAños 70es
dc.subjectDictaduraes
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectArten
dc.subjectPoliticsen
dc.subjectUtopiaen
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subject70en
dc.subjectDictatorshipen
dc.titleAberturas utópicas : singularidades da arte política nos anos 70pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000821491pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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