O papel do jogo computacional Veritek na alfabetização
View/ Open
Date
2005Author
Advisor
Academic level
Specialization
Title alternative
O papel do jogo educacional Veritek na alfabetização
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este estudo tem por objetivo verificar o papel do jogo Veritek computacional na alfabetização da criança. Esta análise parte do princípio proposto pela teoria construtivista de Piaget, de que a aprendizagem ocorre quando a informação é processada pelos esquemas mentais e agregada aos mesmos e de que o conhecimento é uma construção humana. A partir desta teoria destaca-se, no meio educacional, a valorização do processo cognitivo na criança durante a aquisição da leitura e escrita. Apoiando-se na ...
Este estudo tem por objetivo verificar o papel do jogo Veritek computacional na alfabetização da criança. Esta análise parte do princípio proposto pela teoria construtivista de Piaget, de que a aprendizagem ocorre quando a informação é processada pelos esquemas mentais e agregada aos mesmos e de que o conhecimento é uma construção humana. A partir desta teoria destaca-se, no meio educacional, a valorização do processo cognitivo na criança durante a aquisição da leitura e escrita. Apoiando-se na teoria de Ferreiro a respeito da alfabetização, detalha-se como ocorre a aprendizagem das crianças nesta fase, enfatizando-se os níveis de alfabetização. Ressalta-se a importância do jogo no desenvolvimento da criança e seu papel para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e motor da mesma. Destaca-se o jogo como incentivador e motivador do processo de aprendizagem e construtor da inteligência. Com o advento da informática educativa nas escolas, percebe-se a chegada de inúmeros softwares para apoiar o processo de ensino e aprendizagem. Nesta área os jogos são um destaque, bem como os softwares voltados para a área da alfabetização. Destaca-se o papel do jogo informatizado no processo de aquisição da leitura e escrita, sua possibilidade de apresentar conteúdos, conceitos, desenvolver habilidades e divertir ao mesmo tempo. Entretanto há a preocupação com a concepção de alfabetização oferecida pelos softwares disponíveis no mercado. Como elemento de estudo deste trabalho utiliza-se o jogo Veritek em sua forma original e realiza-se a adaptação do jogo para a forma informatizada visando atender crianças em fase de alfabetização. Houve uma investigação realizada com um grupo de crianças de primeira série expostas a utilização do jogo computacional Veritek. Neste contexto foram coletados os dados e analisados os resultados referentes ao papel deste jogo no ambiente de alfabetização. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Informática Aplicada à Educação.
Collections
-
Exact and Earth Sciences (291)
This item is licensed under a Creative Commons License