Entre rejeitados e separados : o movimento estudantil no Correio do Povo : uma análise do discurso sobre os “problemas estudantis” no Rio Grande do Sul (1968 -1969)
View/ Open
Date
2011Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem por objetivo analisar como e que significados foram atribuídos, pelo jornal Correio do Povo, aos movimentos estudantis que participaram do debate sobre os “problemas estudantis” entre os anos de 1968 e 1969. Dessa forma, o trabalho também procura entender como se dá a ação dos meios de comunicação na sociedade e qual foi o papel do Correio do Povo na conjuntura da época. Ao se desenvolver uma análise do discurso, partindo dos conceitos de teóricos como Foucault, percebeu ...
O presente trabalho tem por objetivo analisar como e que significados foram atribuídos, pelo jornal Correio do Povo, aos movimentos estudantis que participaram do debate sobre os “problemas estudantis” entre os anos de 1968 e 1969. Dessa forma, o trabalho também procura entender como se dá a ação dos meios de comunicação na sociedade e qual foi o papel do Correio do Povo na conjuntura da época. Ao se desenvolver uma análise do discurso, partindo dos conceitos de teóricos como Foucault, percebeu-se que o discurso jornalístico do jornal produz sentidos e significações que interditam e controlam o discurso produzido pelos movimentos estudantis. Percorrendo diversos acontecimentos que marcaram o ano de 1968, é possível perceber o desenvolver de procedimentos que, em menor ou maior grau, excluem ou controlam o poder de discurso dos movimentos estudantis ao lhes atribuir diferentes sentidos. Nesta lógica, concluiu-se que, alinhado aos interesses do governo militar, o jornal Correio do Povo, deslegitima os movimentos estudantis através dos sentidos atribuídos pelo posicionamento político, e pelo caráter de juventude dos estudantes, interditando o discurso de uns e controlando o de outros. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License