A prática histórica de Michel Foucault na cátedra História dos sistemas de pensamento no Collège de France de 1970 a 1975
dc.contributor.advisor | Nicolazzi, Fernando Felizardo | pt_BR |
dc.contributor.author | Lopes, Luiz Guilherme Holleben | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-01-27T01:19:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/36959 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho discute o pensamento histórico do filósofo francês Michel Foucault. Desde a década de 60 o pensador marca seu território no debate historiográfico com inúmeras obras inovadoras. Entretanto, minha investigação se concentra no momento em que o autor desempenha a atividade de professor de uma cátedra intitulada História dos sistemas de pensamento no Collège de France. O problema central da pesquisa será desenvolver uma reflexão que dê conta dos usos e das concepções que o filósofo fez da disciplina histórica no período proposto. O objetivo é, através de uma leitura das principais questões que envolvem as propostas arqueológicas e genealógicas, dar uma compreensão ao discurso histórico foucaultiano dentro da articulação entre as suas concepções de poder e saber envolvidas sob o pano de fundo da verdade e do sujeito do conhecimento. O primeiro capítulo percorrerá estas questões de maneira geral dentro da produção intelectual foucaultiana enquanto a segunda parte será destinada ao estudo específico destas questões nas temáticas dos cursos ministrados anualmente entre o período de 1970 e 1975. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study discusses the historical thinking of the French philosopher Michel Foucault. Since the 60's the thinker marks their territory in the historiographical debate with several innovative works. However, this research focuses on the moment in which the author performs the activity of being a professor in a cathedra entitled History of Systems of Thought at the Collège de France. The central problem of this work is to develop a reflection reporting the uses and conceptions with which the philosopher comprehended of the historical discipline in the period proposed. My aim is – by dint of a reading of the main issues surrounding the archaeological and genealogical projects – to provide an understanding of Foucault’s historical discourse, underling the relationship between their conceptions of power and knowledge involved on the background of truth and knowledge of the subject. The first chapter will show these themes in a general manner within the Foucaultian intellectual production, whereas the second part will study these specific issues in the themes approached in his courses presented annually at the Collège de France between 1970 and 1975. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Foucault, Michel, 1926-1984 | pt_BR |
dc.subject | Pensamento histórico | pt_BR |
dc.subject | Discurso histórico | pt_BR |
dc.title | A prática histórica de Michel Foucault na cátedra História dos sistemas de pensamento no Collège de France de 1970 a 1975 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000819379 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC História (789)