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dc.contributor.advisorVargas, Anderson Zalewskipt_BR
dc.contributor.authorSchwengber, Jacsonpt_BR
dc.date.accessioned2012-01-27T01:19:50Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36954pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objeto principal o corpus documental composto pelas Cartas Quinta e Sexta, de o Verdadeiro Método de Estudar, obra de autoria do pensador português Luís António Verney. Este tratado composto por dezesseis cartas, originalmente divididas em dois tomos, foi publicado pela primeira vez no ano de 1746, na cidade italiana de Nápoles. Escrita de forma epistolar e vazada em tom irônico, continha um arsenal combativo ao sistema de ensino dos inacianos e propunha algumas reflexões para a formação de um novo método pedagógico, mais adequado aos novos tempos. Porém, a ruptura não foi completa, na esteira da tradição letrada do humanismo renascentista e do sistema de ensino jesuítico, Verney também apresentou os “Antigos” como modelo de bom gosto literário e exemplo de aplicação de técnicas retóricas. Por isso o objetivo desta pesquisa foi identificar como, a partir da leitura e da interpretação da obra de Quintiliano, Verney se apropriou de elementos da antiguidade latina na escrita das cartas cinco e seis do seu Método.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRetóricapt_BR
dc.subjectVerney, Luis Antonio, 1713-1792pt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleVerney leitor de Quintiliano : a apropriação da retórica latina na formação intelectual do século XVIIIpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000819280pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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