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dc.contributor.advisorAvancini, José Augusto Costapt_BR
dc.contributor.authorGasparotto, Lucas Andrépt_BR
dc.date.accessioned2012-01-27T01:19:39Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36938pt_BR
dc.description.abstractBuscando dar conta das transformações ocorridas no Brasil desde o final do século XIX até os primeiros anos da década de 1930, o presente trabalho tem como objeto de estudo as composições Rapaz Folgado, Feitiço da Vila e Palpite Infeliz, de Noel Rosa, produzidas por ocasião da polêmica musical travada com Wilson Batista. Partindo do conceito de equilíbrio de antagonismos, criado por Freyre (1954) em Casa-grande & Senzala, buscou-se apontar de que forma acomodaram-se os elementos que identificavam os ideais de nação presentes no final do século XIX e início do XX, período definido como Belle Époque brasileira, no qual se observa um ideal cosmopolita, até os primeiros anos da década de 1930, considerado Tempo do nacional-estatismo, durante o qual ocorre a disputa.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistoria da musica popular brasileirapt_BR
dc.subjectBrasilidadept_BR
dc.subjectRosa, Noel, 1910-1937pt_BR
dc.titleA civilização começa a subir o morro : as composições de Noel Rosa na polêmica musical com Wilson Batistapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000819357pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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