Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCavedon, Neusa Rolitapt_BR
dc.contributor.authorMendes, Lucianopt_BR
dc.date.accessioned2012-01-25T01:20:09Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36861pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral nesta tese foi compreender as culturas organizacionais territorializadas da atividade de camelô realizada na cidade de Três Lagoas/MS. Para tanto, os primeiros passos na escrita desta tese foi dado em direção à construção do conceito de culturas organizacionais territorializadas. Assim, houve a necessidade de explorar os conceitos de culturas organizacionais e territórios, como forma de subsidiar a construção do conceito central nesta tese. Além disso, como forma de contextualizar e evidenciar os atributos ligados à atividade de camelô, foi necessária algumas discussões sobre as concepções de cidade e também de trabalhos etnográficos desenvolvidos junto à atividade de camelô. Isso pelo fato de que a atividade de camelô ocorre em contexto urbanos específicos, o que exigiu um entendimento mais abrangente sobre os atributos ligados a essa atividade. Todas essas discussões teóricas possibilitaram não apenas a construção do conceito de culturas organizacionais territorializadas, mas também focar nas discussões realizadas por autores que enfatizam os atributos micro das ações humanas, assim como a heterogeneidade nas atividades e nos atributos simbólicos compartilhados. Por esse motivo, o problema de pesquisa que contemplou essa tese foi: como as culturas organizacionais são territorializadas nos processos e ações desenvolvidas na atividade de camelô de Três Lagoas/MS, tendo em vista as relações entre essa modalidade de comércio, o poder público e os consumidores? Neste problema de pesquisa fica evidente que uma das bases existentes neste estudo e também na construção do conceito de culturas organizacionais territorializadas é dada pelas relações de poder. Sendo assim, os objetivos específicos contemplaram: identificar as formas de apropriação e dominação material e cultural do espaço onde a atividade de camelô se constitui; entender as relações de poder estabelecidas entre os camelôs, poder público e comerciantes, no que tange aos processo legais e ilegais de apropriação dos espaços e realização das atividades; e identificar as relações materiais e culturais desenvolvidas entre os camelôs e os consumidores, como forma entender a sustentação desse tipo de atividade no contexto das cidades. Foi a partir destes objetivos que o trabalho de pesquisa foi desenvolvido através de estudo etnográfico. Num primeiro momento a intenção foi entender as relações culturais e materiais estabelecidas entre os camelôs e destes com os consumidores. Logo depois, foram realizadas entrevistas com os sujeitos que estabeleciam ou estabeleceram relações com os camelôs de Três Lagoas/MS, que foram: os secretários da Indústria e Comércio, o representante do Ministério Público, alguns comerciantes e os presidentes da Associação Comercial, para entender as relações de poder existentes. Os achados mostram que apesar da relações de poder serem evidentes entre esses atores, ainda há um busca pelo fortalecimento da atividade de camelô. Além disso, algo importante e que norteou algumas discussões sobre as contribuições da atividade de camelô na cidade de Três Lagoas/MS, foi a centralidade que esta atividade possui na cidade, dado o potencial de abastecimento do mercado local com uma série de produtos que não são comercializados pelos lojistas da cidade. Para finalizar, ficou evidente que a construção do conceito de culturas organizacionais territorializadas possibilitou uma intersecção importante para evidenciar possíveis contribuições do mercado camelô de Três Lagoas/MS para com o desenvolvimento local.pt_BR
dc.description.abstractThe overall objective of in this thesis was to understand the organizational cultures territorialized of the activity street vendor place in the city of Três Lagoas/MS. To this end, the first step in the writing of this thesis was made toward the construction of the concept of organizational cultures territorialized. Thus, it was necessary to explore the concepts of organizational cultures and territories as a way to subsidize the construction of the central concept in this thesis. Moreover, in order to contextualize and show the attributes associated with the activity of street vendor, it took some discussion on the concepts of city and also developed the ethnographic work with the street vendor. This is because the activity street vendor occurs in the context urban specific, requiring a more comprehensive understanding about the attributes related to this activity. All these theoretical discussions not only enabled the construction of the concept of organizational culture territorialized, but also to focus on the discussions held by authors who have emphasize the specific attributes of human actions, as well as the heterogeneity in the activities and symbolic attributes shared. For this reason, the research problem that this thesis was contemplated: how organizational cultures are territorialized processes and actions development in the activity of the street vendor in Três Lagoas/MS, in view of the relationship between this form of commerce, municipal government and consumers? In this research problem is clearly one of the bases in this study and also in the construction of the concept of organizational cultures territorialized is given by the relations of power. Thus, the specific objectives included: to identify the forms of appropriation and domination of the material and cultural space where the street vendors is, to understand the power relations established between the street vendors, municipal government and traders, with respect to the process legal and illegal appropriation of the space urban and conduct of activities, and identify the material and cultural relations developed between the street vendors and consumers as a way to understand the sustain that type of activity in the context of cities. It was from these objectives that the research was developed through ethnographic study. At first the intention was to understand the cultural and material relations established between them with the street vendors and consumers. Soon after, we conducted interviews with the subjects who established or established relationships with the street vendors of Três Lagoas/MS, which were the secretaries of Commerce and Industry, the public prosecutor, some traders and the presidents of the Chamber of Commerce, to understand relations of power. The results show that although the power relations are evident between these actors, there is still a search for the strengthening of the activity of camels. In addition, some important and some guided discussions about the contributions of street vendor activity in the city of Três Lagoas/MS, was the centrality that this activity has in the city, given the potential for supplying the local market with a series of products that are not sold by traders in the city. Finally, it was evident that the construction of the concept of organizational cultures territorialized allowed a major intersection to show potential contributions of the market street vendor a Três Lagoas/MS to local development.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrganizational cultureen
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectTerritorialidadept_BR
dc.subjectTerritoryen
dc.subjectStreet vendoren
dc.subjectCamelôpt_BR
dc.subjectCityen
dc.titleAs culturas organizacionais territorializadas na atividade de camelô em Três Lagoas/MSpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000819303pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples