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dc.contributor.advisorFalkembach, Gilse Antoninha Morgentalpt_BR
dc.contributor.authorCaetano, Karen Cardosopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2012-01-24T01:20:06Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36806pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia é o planejamento de um aplicativo educacional digital, no formato de histórias em quadrinhos, tendo como conteúdo do aprendizado situações encontradas pelo aluno de Enfermagem durante sua vivência no campo de estágio. A tomada de decisão é um dos aspectos de suma importância para o desenvolvimento das atividades profissionais do Enfermeiro, envolvendo decisões na assistência, relacionamento com pessoas, disponibilização de recursos humanos e materiais. Na graduação em Enfermagem o ensino dos aspectos teóricos da tomada de decisão estão ligados a diversos aspectos da rotina do Enfermeiro, e permeiam toda a sua formação. Tomando por base teórica Piaget e a sua visão sobre os mecanismos que as atividades lúdicas desencadeiam no indivíduo, o significado do lúdico, e a forma com que as atividades lúdicas podem promover o aprendizado, o aplicativo educacional foi planejada e idealizada sob o formato de quadrinhos digitais. O público alvo para o uso deste aplicativo seriam os alunos do 3o semestre do curso de graduação em Enfermagem, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, cursando a disciplina de Administração I. A metodologia para desenvolvimento da ferramenta segue as seguintes etapas: delimitação do problema, proposta dos objetivos, delimitação do público alvo, busca e seleção do conteúdo da aplicação e do embasamento teórico, escolha da metodologia, escolha dos recursos e mídias utilizadas, criação do roteiro baseado nas vivências dos alunos de uma universidade pública, criação do Storyboard, construção de protótipo da aplicação educacional. Á partir da construção do protótipo planejado, espera-se auxiliar o aluno na tomada de decisão, e na análise crítica do contexto das situações propostas, utilizando os aspectos teóricos de resolução de problemas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversidade de São Paulo. Escola de Enfermagem.pt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.titleQuadrinhos digitais : uma proposta lúdica no ensino em enfermagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000486927pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Informática Aplicada à Educaçãopt_BR


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