Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarreto, Umbelina Maria Duartept_BR
dc.contributor.authorFraga, Lisiane Beispt_BR
dc.date.accessioned2012-01-20T01:21:14Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36801pt_BR
dc.description.abstractO trabalho dá-se no cruzamento da ética e estética, advindas da experiência de criação como artista plástica, da experiência do cuidado com o outro como profissional da área da saúde e da construção de uma primeira experiência na arte educação realizada em um estágio docente supervisionado. As duas primeiras experiências foram determinantes para a construção da terceira que foi definida a partir da temática comum, a representação do corpo humano, entretanto, diferenciada pelo conceito de deformação, que tradicionalmente foge ao padrão de abordagem do tema. O texto enfoca a preconcepção desse assunto a ser desenvolvido como unidade de ensino da arte em uma turma de ensino fundamental. Apresenta os referenciais teóricos relacionados ao ensino da arte como os Referenciais Curriculares Regionais, Parâmetros Curriculares Nacionais e os contextos artísticos e históricos em se insere a proposta, além de trazer narrativas e descrições do processo de ensino aprendizagem realizado com os alunos. A conclusão apresenta a visão dos alunos como uma forma diferente de trabalhar a arte, assim sobre a unidade de ensino desenvolvida no estágio, selecionando algumas respostas de um questionário proposto aos alunos sobre as aulas ministradas. E ainda, abre um novo conjunto de possibilidades, apontando o desenvolvimento do tema com outras variantes e desdobramentos, surgidos a partir da adequação aos alunos do ensino médio.pt_BR
dc.description.abstractThis work is about the intersection between ethics and aesthetics,which comes from the artist's experience with creation, from the experience of taking care of another person as a health care professional e the construction of a first experience in the arts education area through a supervisionized teaching Internship. Both experiences were instruments for the construction of a third, which was defined from a common theme, the human body's representation, but differentiated by the use of the concept of deformity, which traditionally diverges from the usual approach for this theme. This text focus on the theme's preconception as a possible subject to be developed through arts education, in a specific primary education group. It presents theoric references related to the arts education area and artistic and historic contexts to which this proposition relates to. Furthermore, it brings narrations and descriptions from the students learning process. The conclusion presents the students' point of view about what was developed in the Internship, selected from a few answers asked in a questionnaire about the classes. In addition,it proposes new ideas, throughout the possibility of working with other developments and variants coming from to the students'adjustments in High School.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArts educationen
dc.subjectArte : Ensinopt_BR
dc.subjectHuman body's representationen
dc.subjectCorpo : Representação do corpopt_BR
dc.subjectDeformityen
dc.subjectÉtica : Artept_BR
dc.subjectEthicsen
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectAestheticsen
dc.titleO ensino da arte e a reresentação do corpo humano na sala de aula : trabalhando o conceito de deformação no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000818413pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples