Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorKnaak, Biancapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Gustavopt_BR
dc.date.accessioned2012-01-20T01:21:11Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36799pt_BR
dc.description.abstractPartindo de uma revisão bibliográfica sobre o ensino da arte apoiada em textos de Fernando Hernandez e Ana Mae Barbosa, este trabalho propõe uma discussão sobre o consumo capitalista a partir de obras que se valem de signos e símbolos, presentes nos imaginários que cercam a cultura de massa e a vida cotidiana. Nosso recorte temático destaca pontos em comum entre a arte e a publicidade, ancorado em imagens que, desde a Pop Art, se apropriam da publicidade e vice versa. Nesse intuito abordamos as obras dos artistas Banksy, Jean François Boclé, Minerva Cuevas, Tom Sachs e Miguel Luciano. A leitura de alguns trabalhos desses artistas foi construída no encontro de questões próprias da sociologia, da arte contemporânea e da cultura visual.pt_BR
dc.description.abstractBased on a bibliographic review about the teaching of arts, supported by texts from Fernando Hernandez and Ana Mae Barbosa, this project proposes a discussion about capitalist consumptiom from works that use signs and symbols present in the imaginaries surrounding mass culture and everyday life. Our thematic clipping indicates common matters between art and advertisement grounded on images where art, since the Pop Art, appropriates publicity and vice versa. In this intention we approach Banksy, Jean François Boclé, Minerva Cuevas, Tom Sachs and Miguel Luciano’s works. The reading of some of these artists’ works has been constructed bringing around proper questions of sociology, contemporary art and visual culture.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArt teachingen
dc.subjectArte : Ensinopt_BR
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.subjectContemporary artistic practicesen
dc.subjectCritical thinkingen
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectVisual cultureen
dc.titleArte, educação e publicidade : o potencial crítico das práticas artísticas na construção de imagináriospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000818298pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem