Arte, educação e publicidade : o potencial crítico das práticas artísticas na construção de imaginários
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Partindo de uma revisão bibliográfica sobre o ensino da arte apoiada em textos de Fernando Hernandez e Ana Mae Barbosa, este trabalho propõe uma discussão sobre o consumo capitalista a partir de obras que se valem de signos e símbolos, presentes nos imaginários que cercam a cultura de massa e a vida cotidiana. Nosso recorte temático destaca pontos em comum entre a arte e a publicidade, ancorado em imagens que, desde a Pop Art, se apropriam da publicidade e vice versa. Nesse intuito abordamos as ...
Partindo de uma revisão bibliográfica sobre o ensino da arte apoiada em textos de Fernando Hernandez e Ana Mae Barbosa, este trabalho propõe uma discussão sobre o consumo capitalista a partir de obras que se valem de signos e símbolos, presentes nos imaginários que cercam a cultura de massa e a vida cotidiana. Nosso recorte temático destaca pontos em comum entre a arte e a publicidade, ancorado em imagens que, desde a Pop Art, se apropriam da publicidade e vice versa. Nesse intuito abordamos as obras dos artistas Banksy, Jean François Boclé, Minerva Cuevas, Tom Sachs e Miguel Luciano. A leitura de alguns trabalhos desses artistas foi construída no encontro de questões próprias da sociologia, da arte contemporânea e da cultura visual. ...
Abstract
Based on a bibliographic review about the teaching of arts, supported by texts from Fernando Hernandez and Ana Mae Barbosa, this project proposes a discussion about capitalist consumptiom from works that use signs and symbols present in the imaginaries surrounding mass culture and everyday life. Our thematic clipping indicates common matters between art and advertisement grounded on images where art, since the Pop Art, appropriates publicity and vice versa. In this intention we approach Banksy, ...
Based on a bibliographic review about the teaching of arts, supported by texts from Fernando Hernandez and Ana Mae Barbosa, this project proposes a discussion about capitalist consumptiom from works that use signs and symbols present in the imaginaries surrounding mass culture and everyday life. Our thematic clipping indicates common matters between art and advertisement grounded on images where art, since the Pop Art, appropriates publicity and vice versa. In this intention we approach Banksy, Jean François Boclé, Minerva Cuevas, Tom Sachs and Miguel Luciano’s works. The reading of some of these artists’ works has been constructed bringing around proper questions of sociology, contemporary art and visual culture. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (657)
Este item está licenciado na Creative Commons License