A contribuição do projeto de aprendizagem na construção do conhecimento
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Projeto de Aprendizagem na construção do conhecimento. Apresenta o PA como uma forma diferenciada de aprendizagem onde o aluno é o protagonista do processo de construção do conhecimento e o professor um mediador neste processo, fazendo uma relação desta metodologia com o modelo construtivista, pois o individuo precisa agir sobre o objeto de estudo para que possa entendê-lo. É a interação dos alunos com o meio físico e social que p ...
O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Projeto de Aprendizagem na construção do conhecimento. Apresenta o PA como uma forma diferenciada de aprendizagem onde o aluno é o protagonista do processo de construção do conhecimento e o professor um mediador neste processo, fazendo uma relação desta metodologia com o modelo construtivista, pois o individuo precisa agir sobre o objeto de estudo para que possa entendê-lo. É a interação dos alunos com o meio físico e social que permite a construção do conhecimento dos mesmos. Essa investigação vem demonstraras etapas de construção do PA, ao mesmo tempo em que analisa o papel de professores alunos como sujeitos ativos na construção do conhecimento. No PA o conhecimento é construído de forma significativa, porque o aluno tem o papel de pesquisador e o professor assume uma postura de provocador, interferindo nas ações dos alunos e buscando a construção do conhecimento pelo educando. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada durante o estágio curricular. Este trabalho fundamenta-se principalmente em Fagundes, Sato, Maçada ,Becker, Carvalho, Nevado, Menezes entre outros que compartilham das mesmas ideias. A pesquisa apoiou-se em dados observados e coletados durante o estágio realizado para a conclusão do curso de Pedagogia- Licenciatura Modalidade a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado em uma escola estadual de ensino fundamental na cidade de Canoas, com uma turma de quarta série. A partir dos dados coletados e na fundamentação teórica dos mesmos conclui que o processo de conhecimento se dá de maneira satisfatória se houver uma ação do sujeito, no caso desta investigação os alunos e professores, sobre o objeto de estudo. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License