Análise do processo de aprendizagem organizacional em uma agência bancária
Fecha
2011Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O principal objetivo desse estudo foi analisar os fatores que contribuem para a aprendizagem organizacional no Banco Modelo, tendo como referência a obra de Senge (2002). Com os objetivos específicos buscou-se entender o processo de aprendizagem em uma organização. Identificar fatores que contribuem para a aprendizagem organizacional, identificar as práticas que a organização adota para o alcance da aprendizagem organizacional e ainda propor alternativas para melhoria do processo de aprendizage ...
O principal objetivo desse estudo foi analisar os fatores que contribuem para a aprendizagem organizacional no Banco Modelo, tendo como referência a obra de Senge (2002). Com os objetivos específicos buscou-se entender o processo de aprendizagem em uma organização. Identificar fatores que contribuem para a aprendizagem organizacional, identificar as práticas que a organização adota para o alcance da aprendizagem organizacional e ainda propor alternativas para melhoria do processo de aprendizagem organizacional. Na técnica de coleta de dados foi utilizada uma entrevista semi-estruturada, almejando atingir informações referentes aos objetivos do trabalho. Junto ao corpo do trabalho, encontra-se a descrição dos procedimentos que foram abordados durante a execução da pesquisa. Os resultados da pesquisa evidenciam que os contatos e as inter-relações entre as pessoas constituem-se num fator-chave que permite o processo de aprendizagem segundo as cinco disciplinas de Senge (2002). Estas premissas são levadas a efeito pela empresa, onde se pode afirmar que há existência de um ambiente propício e aberto às práticas de aprendizagem, isto é, os respondentes praticam as disciplinas de Peter Senge (2002), ainda que não de forma explícita, pelo próprio desconhecimento das disciplinas. Assim pode-se perceber que por um lado, comportam-se diferentemente, mas, por outro lado, demonstram consenso em seus posicionamentos. O estudo aponta para a necessidade de se reconhecer explicitamente que a organização tem um papel fundamental no processo de criação do seu conhecimento, facilitando a realização de atividades em grupo, de forma a permitir a recriação e o armazenamento do conhecimento individual. Pois os processos de criação do conhecimento organizacional acontecem com a ação de apoiar o indivíduo criativo e cultivar um ambiente adequado à sua criação. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (36734)Tesinas Administración (3134)
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