Alfabetização e letramento na educação infantil : oferecendo um espaço de acesso à leitura e escrita antes do ensino fundamental
View/ Open
Date
2010Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem como tema central a alfabetização e o letramento na Educação Infantil. Investiga como o professor que atua com crianças até os seis anos, pode oferecer um espaço de leitura e escrita em sua sala de aula. Para elucidar essas questões buscou-se o referencial teórico de Magda Soares e Regina Scarpa, entre outras estudiosas da educação infantil e o letramento. Os principais objetivos da pesquisa foram conhecer como acontece a alfabetização e o letramento, antes do ensino fun ...
O presente trabalho tem como tema central a alfabetização e o letramento na Educação Infantil. Investiga como o professor que atua com crianças até os seis anos, pode oferecer um espaço de leitura e escrita em sua sala de aula. Para elucidar essas questões buscou-se o referencial teórico de Magda Soares e Regina Scarpa, entre outras estudiosas da educação infantil e o letramento. Os principais objetivos da pesquisa foram conhecer como acontece a alfabetização e o letramento, antes do ensino fundamental e no que isto irá repercutir no desenvolvimento dos alunos. A pesquisa apoiou-se na descrição de um diário de campo realizado em uma turma de Jardim B com crianças de aproximadamente cinco a seis anos de idade em uma escola de Educação Infantil pública municipal de Sapiranga. A partir dos dados observou-se a importância de um espaço lúdico, onde o professor possa deixar que o aluno descubra a sua visão do mundo escrito e apóia-lo nesta descoberta, afim de oferecer suporte para suas curiosidades acerca desta questão. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License