Vivenciando projetos de aprendizagem : uma experiência com alunos do 3º ano do ensino fundamental Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Porto, Leonardo Sartori | pt_BR |
dc.contributor.author | Canabarro, Maria Margarete | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-01-18T01:20:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/36521 | pt_BR |
dc.description.abstract | A proposta deste trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões feitas a partir do meu estágio curricular referente do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura à distância (PEAD). A referida prática docente foi realizada no primeiro semestre de 2010 (abril a junho), em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental de nove anos, na escola Jardim Planalto no município de Esteio. Entender de que modo os Projetos de Aprendizagem (PAs) contribuem para o desenvolvimento cognitivo dos alunos foi a questão inicial desta pesquisa. A realização de PAs e sua ligação direta com o desenvolvimento da autonomia e da aprendizagem dos alunos foram outros questionamentos levantados durante o processo. Faço também um breve relato quanto à contribuição das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na escola como um todo, além de refletir sobre meu olhar como professora diante desta metodologia e da construção do conhecimento. Este trabalho constituiu-se a partir da reflexão sobre minha prática no estágio – traçando um paralelo com minha experiência anterior ao PEAD –, da observação e análise das falas e produções dos alunos, juntamente com uma pesquisa teórica. Neste período do estágio foram desenvolvidos quatro PAs, que tiveram origem em questões trazidas pelos alunos, de seu interesse e curiosidade, os quais são: a invenção da escrita, a ciência, animais em extinção e o sentido da visão. A partir destas temáticas foram construídos blogs para a publicação das pesquisas e aprendizagens de cada grupo. As TICs, mais especialmente a Internet, foram um suporte essencial para a realização dos PAs, além de propiciar aos alunos uma nova forma de organização do trabalho da turma, também colaboraram para a qualificação das relações de convivência do grupo como um todo. O papel do professor toma nova forma na realização de PAs, visto que agora muito mais do que instruir os alunos, seu propósito é orientá-los a construir o próprio conhecimento através de intervenções que articulem as dúvidas trazidas inicialmente aos conteúdos implícitos nos temas elencados, é fundamental que estas intervenções os desafiem a pesquisar e a aprender a aprender. Conclui-se então que a aplicação de PAs aliada à utilização das TICs pode contribuir para uma nova configuração do processo de ensinar e de aprender, levando seus protagonistas a encontrarem formas mais autônomas e cooperativas de lidar com o próprio conhecimento. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Vivenciando projetos de aprendizagem : uma experiência com alunos do 3º ano do ensino fundamental Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000818211 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)