O papel do professor no processo de construção do conhecimento na escola
View/ Open
Date
2010Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem como tema central o papel do professor no processo de construção do conhecimento na escola. Investiga dentro da história da educação a origem e competências do professor, suas primeiras atribuições e avanços no transcorrer da história. Busca relacionar, através do estudo da história da educação, o comportamento e postura de alguns de nossos educadores, fatores que podem dificultar a conquista de mudanças significativas na educação e fundamentalmente o quanto a postura do ...
O presente trabalho tem como tema central o papel do professor no processo de construção do conhecimento na escola. Investiga dentro da história da educação a origem e competências do professor, suas primeiras atribuições e avanços no transcorrer da história. Busca relacionar, através do estudo da história da educação, o comportamento e postura de alguns de nossos educadores, fatores que podem dificultar a conquista de mudanças significativas na educação e fundamentalmente o quanto a postura do educador em sala de aula, sua relação com o educando pode influenciar no processo de construção do conhecimento. Esse trabalho fundamenta-se em Freire, Gadotti, Libâneo, Piaget, Zagury, entre outros autores que compartilham das mesmas ideias. A pesquisa apoiou-se em dados observados e coletados no transcorrer do estágio realizado para a conclusão do curso de Graduação de Pedagogia-Licenciatura Modalidade a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado em uma escola municipal de Ensino Fundamental da cidade Portão, com uma turma do terceiro ano. A partir dos dados coletados e da análise dos teórica dos mesmos, concluí que mais que qualquer outra pessoa envolvida no processo de aprendizagem, e independente de nossa vontade, o professor exerce papel fundamental no processo de construção do conhecimento na escola. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License