O dispositivo pedagógico da arte
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Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente dissertação tem como foco as relações entre público e arte, propostas por instituições culturais. O estudo parte do pressuposto de que, sobretudo a partir da década de 1960, um dispositivo pedagógico da arte é organizado, no sentido de responder a uma urgência histórica do nosso tempo, qual seja: a de criar estratégias de acessibilidade à arte. Nesse contexto, o principal objetivo do trabalho consiste em compreender as formas pelas quais esse dispositivo “ensina-nos” modos de nos rel ...
A presente dissertação tem como foco as relações entre público e arte, propostas por instituições culturais. O estudo parte do pressuposto de que, sobretudo a partir da década de 1960, um dispositivo pedagógico da arte é organizado, no sentido de responder a uma urgência histórica do nosso tempo, qual seja: a de criar estratégias de acessibilidade à arte. Nesse contexto, o principal objetivo do trabalho consiste em compreender as formas pelas quais esse dispositivo “ensina-nos” modos de nos relacionarmos com as artes visuais hoje. Como corpus de análise, optou-se por privilegiar um espaço específico de enunciação, a saber: quatro materiais didáticos produzidos por instituições culturais, destinados a professores e alunos, cuja temática é a obra do artista gaúcho Iberê Camargo. Com base no pensamento de Michel Foucault (em especial, os conceitos de saber, poder e subjetividade), buscou-se identificar nesses materiais: a) a maneira como a arte aparece objetivada pelos regimes de saber do dispositivo; b) como esses regimes são fixados e quais relações de poder estão em jogo; c) e, por fim, o modo como os materiais orientam a forma pela qual o sujeito deveria aproximar-se das artes visuais. As análises desenvolvidas possibilitaram apontar que os museus, ao se definirem como instituições educativas, legitimam o atravessamento de certos discursos pedagógicos em sua estrutura, dentre os quais destaquei: o construtivismo piagetiano, o “movimento interdisciplinar” e a educação libertadora de Paulo Freire. Essa dinâmica de organização dos saberes, por sua vez, talvez explique o porquê de o público ser convidado, nas atividades pedagógicas, a trazer referências pessoais e, a partir delas, estabelecer relações com formas de existência do artista e seu processo criativo. ...
Abstract
The present dissertation has as focus the relations between the general public and the art, which are proposed by cultural institutions. The study parts from the presupposition that, mainly from the sixties, a pedagogical dispositif of art is organized in order to respond to a historic urgency of our time, namely: to create strategies to the art accessibility. In this context, the main objective of this study is to understand the ways in which this device "teaches us" ways of relating to the vi ...
The present dissertation has as focus the relations between the general public and the art, which are proposed by cultural institutions. The study parts from the presupposition that, mainly from the sixties, a pedagogical dispositif of art is organized in order to respond to a historic urgency of our time, namely: to create strategies to the art accessibility. In this context, the main objective of this study is to understand the ways in which this device "teaches us" ways of relating to the visual arts today. As a corpus analysis, it was chosen to focus on a specific space of enunciation: four teaching materials produced by cultural institutions, for teachers and students, whose theme is the gaucho artist's work Iberê Camargo. Based on the thought of Michel Foucault (especially the concepts of knowledge, power and subjectivity), the attempt was to identify in these materials: a) how art appears objectified by the knowledge systems from the dispositif, b) how these systems are fixed and which power relations are at stake, c) and, finally, how the materials guide the way in which the subject should approach the visual arts. By the developed analysis, it was possible to identify that the museums, when defining themselves as educational institutions, legitimate the crossing of certain pedagogical discourses in their structure, among which it was highlighted: Piaget's constructivism, the "interdisciplinary movement" and liberating education of Paulo Freire. This dynamic of knowledge organization, in turn, may explain why the public is invited, in educational activities, to bring personal references, and from them, establish relationships with forms of existence of the artist and his creative process. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7540)Educação (2530)
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