Mostrar el registro sencillo del ítem
A influência das primeiras relações sociais da criança no processo de adaptação escolar
dc.contributor.advisor | Cabistani, Roséli Maria Olabarriaga | pt_BR |
dc.contributor.author | Fernandes, Carolina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-01-17T01:19:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/36405 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa trata dos meandros que envolvem o processo de adaptação na educação infantil, buscando identificar a influência que as primeiras relações sociais da criança no âmbito familiar exercem no processo de iniciação escolar. A pesquisa é permeada pelos estudos sobre o desenvolvimento infantil e os processos de adaptação. Spitz (1979) e Dunker (2008) tratam do vínculo materno e como se dá a formação do objeto libidinal, bem como o processo de desmame. Os estudos de Masotta (1987) e Cabistani (2007) são produtivos através de uma conceituação de função paterna e da professora como terceiro na relação família-escola. O trabalho foi realizado através de relatos de experiência e configura-se como estudo de cunho etnográfico realizado em uma turma de educação infantil com crianças de dois a três anos, em uma escola particular situada em Porto Alegre. Foram descritas as experiências vivenciadas pela professora, pais e crianças envolvidas em três distintos processos de adaptação. Foram analisados os diferentes contextos em que as adaptações ocorreram, bem como os papéis assumidos pelos sujeitos envolvidos, tendo destaque a influência das primeiras relações estabelecidas entre a criança e o adulto que exerce a função materna e paterna frente a este novo universo que é a escola. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Maternidade | pt_BR |
dc.subject | Paternidade | pt_BR |
dc.subject | Adaptação escolar | pt_BR |
dc.title | A influência das primeiras relações sociais da criança no processo de adaptação escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000817543 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37317)Tesinas Pedagogía (1399)