Práticas domésticas de letramento e de alfabetização das crianças do 1º ano do ensino fundamental de nove anos
View/ Open
Date
2011Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva compreender como, aos seis anos, os alunos interpretam a funcionalidade da língua escrita no ambiente extra-escolar, nos convidando a pensar sobre as relações entre a escola e a família. Analisa as práticas domésticas de leitura e de escrita vivenciadas pelos alunos que estão no primeiro ano do Ensino Fundamental de Nove Anos de uma escola da rede estadual de ensino no município de Alvorada, no estado do Rio Grande do Sul. Configura-se como uma pesqu ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva compreender como, aos seis anos, os alunos interpretam a funcionalidade da língua escrita no ambiente extra-escolar, nos convidando a pensar sobre as relações entre a escola e a família. Analisa as práticas domésticas de leitura e de escrita vivenciadas pelos alunos que estão no primeiro ano do Ensino Fundamental de Nove Anos de uma escola da rede estadual de ensino no município de Alvorada, no estado do Rio Grande do Sul. Configura-se como uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, tendo como ferramentas metodológicas registros em desenho sobre tais práticas e entrevistas relacionadas à interpretação de tais produções. Permeiam este estudo os conceitos de alfabetização, letramento, práticas e eventos de letramento e de alfabetização. A análise dos dados produzidos deu-se em três partes: das práticas de leitura, das práticas de escrita e dos significados atribuídos a tais práticas. A realização das duas primeiras partes possibilitou, sobretudo, evidenciar que suportes e gêneros textuais são mais explorados na esfera doméstica e que usos recebem em outras esferas, como as do lazer, da educação, do trabalho e da religião. A última parte permitiu concluir o quanto o uso cotidiano das práticas de leitura e de escrita é necessário e importante em esferas diversas, contribuindo para uma atuação pedagógica da família tanto em relação a sua aquisição – alfabetização – quanto ao seu uso – letramento – por seus filhos. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License