Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorFischer, Maria Clara Buenopt_BR
dc.contributor.authorVieira, Magda Fontourapt_BR
dc.date.accessioned2012-01-17T01:19:34Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36364pt_BR
dc.description.abstractNo trabalho argumenta-se que não é suficiente uma formação teórica para o exercício da docência em geral e, em específico, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo tem como base empírica o diário de campo da experiência de estágio no curso de Pedagogia da UFRGS, numa turma de EJA, cujos registros são analisados à luz de ideias centrais dos referenciais teóricos utilizados. A importância da experiência de vida e de trabalho, do professor e do aluno, para o exercício da docência são analisadas e teorizadas com o apoio de autores do Campo da Educação sobre as relações entre teoria e prática na docência, como Tardif (2000) e Freire (1996). Conforme Freire (1996), o ser humano é educável por ser consciente de sua “inconclusão”, sendo assim o professor também se constitui na presença do aluno, pois quem ensina aprende e aquele que aprende ensina ao aprender. Tardif (2000) argumenta que o trabalho transforma o trabalhador e por sua vez o trabalhador coloca um pouco de si em seu trabalho. As práticas, experiências e saberes que vivenciamos são mobilizados no trabalho docente. Percebe-se com este estudo a importância de da formação teórica integrada à prática, onde são forjados saberes necessários para a docência.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleA questão dos saberes na construção da docência em EJApt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000817595pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem