Escola e família : problematizações a partir da homoparentalidade
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo constitui-se a partir da problematização referente a relação entre a família e a escola e visa analisar de que forma a instituição escolar lida com as famílias constituídas a partir da homoparentalidade. A pesquisa está baseada na análise do conceito de família e suas implicações sociais e culturais, bem como de suas relações com o ambiente escolar. Procuro problematizar os conceitos heteronormativos disseminados pela sociedade em geral e sua repercussão na forma de se ver/ lidar co ...
Este estudo constitui-se a partir da problematização referente a relação entre a família e a escola e visa analisar de que forma a instituição escolar lida com as famílias constituídas a partir da homoparentalidade. A pesquisa está baseada na análise do conceito de família e suas implicações sociais e culturais, bem como de suas relações com o ambiente escolar. Procuro problematizar os conceitos heteronormativos disseminados pela sociedade em geral e sua repercussão na forma de se ver/ lidar com a homoparentalidade especificamente no contexto da escola. A partir dessas premissas analiso uma situação escolar em que haja essa configuração familiar específica, procurando investigar o contexto pesquisado através de depoimentos (entrevistas semiestruturadas) e documentos da escola, possui como referencial teórico as constribuióes de Zambrano (Elizabeth), Fonseca (Cláudia), Rios (Roger), Felipe (Jane), Louro (Guacira), entre outros. As análises apontam: a invisibilidade vivenciada pelas famílias constituídas pela homoparentalidade no contexto das escolas de educação infantil, a falta de formação continuada sobre o tema e a marginalização do mesmo. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1371)
Este item está licenciado na Creative Commons License