Show simple item record

dc.contributor.advisorAlbuquerque, Simone Santos dept_BR
dc.contributor.authorLima, Sabrina Souza dept_BR
dc.date.accessioned2012-01-13T01:20:25Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36339pt_BR
dc.description.abstractEste estudo constitui-se a partir da problematização referente a relação entre a família e a escola e visa analisar de que forma a instituição escolar lida com as famílias constituídas a partir da homoparentalidade. A pesquisa está baseada na análise do conceito de família e suas implicações sociais e culturais, bem como de suas relações com o ambiente escolar. Procuro problematizar os conceitos heteronormativos disseminados pela sociedade em geral e sua repercussão na forma de se ver/ lidar com a homoparentalidade especificamente no contexto da escola. A partir dessas premissas analiso uma situação escolar em que haja essa configuração familiar específica, procurando investigar o contexto pesquisado através de depoimentos (entrevistas semiestruturadas) e documentos da escola, possui como referencial teórico as constribuióes de Zambrano (Elizabeth), Fonseca (Cláudia), Rios (Roger), Felipe (Jane), Louro (Guacira), entre outros. As análises apontam: a invisibilidade vivenciada pelas famílias constituídas pela homoparentalidade no contexto das escolas de educação infantil, a falta de formação continuada sobre o tema e a marginalização do mesmo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelação escola-famíliapt_BR
dc.subjectHomoparentalidadept_BR
dc.titleEscola e família : problematizações a partir da homoparentalidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000817622pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record