Escola e família : problematizações a partir da homoparentalidade
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Date
2011Author
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Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este estudo constitui-se a partir da problematização referente a relação entre a família e a escola e visa analisar de que forma a instituição escolar lida com as famílias constituídas a partir da homoparentalidade. A pesquisa está baseada na análise do conceito de família e suas implicações sociais e culturais, bem como de suas relações com o ambiente escolar. Procuro problematizar os conceitos heteronormativos disseminados pela sociedade em geral e sua repercussão na forma de se ver/ lidar co ...
Este estudo constitui-se a partir da problematização referente a relação entre a família e a escola e visa analisar de que forma a instituição escolar lida com as famílias constituídas a partir da homoparentalidade. A pesquisa está baseada na análise do conceito de família e suas implicações sociais e culturais, bem como de suas relações com o ambiente escolar. Procuro problematizar os conceitos heteronormativos disseminados pela sociedade em geral e sua repercussão na forma de se ver/ lidar com a homoparentalidade especificamente no contexto da escola. A partir dessas premissas analiso uma situação escolar em que haja essa configuração familiar específica, procurando investigar o contexto pesquisado através de depoimentos (entrevistas semiestruturadas) e documentos da escola, possui como referencial teórico as constribuióes de Zambrano (Elizabeth), Fonseca (Cláudia), Rios (Roger), Felipe (Jane), Louro (Guacira), entre outros. As análises apontam: a invisibilidade vivenciada pelas famílias constituídas pela homoparentalidade no contexto das escolas de educação infantil, a falta de formação continuada sobre o tema e a marginalização do mesmo. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
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