Abrindo as cortinas da escola : representações dos alunos sobre in/disciplina escolar
dc.contributor.advisor | Traversini, Clarice Salete | pt_BR |
dc.contributor.author | Birnfeld, Liliane Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-01-13T01:20:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/36327 | pt_BR |
dc.description.abstract | Analisar as representações culturais dos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública em Porto Alegre/RS sobre a in/disciplina escolar é o objetivo deste trabalho. Ele inscreve-se na perspectiva dos Estudos Culturais numa abordagem pós-estruturalista e caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa. Tem como principais conceitos, disciplina escolar, representação, discurso e relações de poder. Como metodologia foram propostas duas cenas de teatro pela pesquisadora, organizadas pelos alunos. A primeira, uma “cena de sala de aula”; a segunda, “a escola que nós queremos”. As cenas foram filmadas e num segundo encontro, os alunos assistiram aos vídeos para um debate sobre as apresentações. A partir das narrativas dos alunos sobre as cenas, foram organizadas três unidades de análise: a) as relações de poder e autoridade do professor em sala de aula; b) a estrutura da escola que se repete nas cenas e o jeito de ser aluno; c) “a escola que nós queremos”, uma forma diferente de pensá-la? As análises permitem constatar que a in/disciplina escolar ainda é um ‘problema’ para alunos e professores, mas dificilmente se saberia como proceder de outra forma, devido à prática escolar disciplinar se configurar em algo marcado e difundido ao longo dos tempos. Enfim, é possível vislumbrar que o ‘jeito de ser aluno’, imposto pela escola moderna, não serve mais para o aluno contemporâneo, mas é o único conhecido e aceito como ‘ideal’ nas representações dos próprios alunos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.subject | Representação cultural | pt_BR |
dc.title | Abrindo as cortinas da escola : representações dos alunos sobre in/disciplina escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000817594 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)