Narrativas (auto)biográficas de sujeitos incluídos na universidade sobre suas experiências de escolarização
Fecha
2011Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Essa pesquisa tem como objetivo conhecer as narrativas da escolarização de estudantes com deficiência (baixa visão, surdo, físico/motor) que estão realizando a pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como referencial teórico utilizo as noções de experiência e narrativas a partir de autores que trabalham na perspectiva dos Estudos Culturais, pois muitos estudos sobre inclusão escolar têm, em análises na atualidade, estreita relação com os Estudos Culturais. Nesses est ...
Essa pesquisa tem como objetivo conhecer as narrativas da escolarização de estudantes com deficiência (baixa visão, surdo, físico/motor) que estão realizando a pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como referencial teórico utilizo as noções de experiência e narrativas a partir de autores que trabalham na perspectiva dos Estudos Culturais, pois muitos estudos sobre inclusão escolar têm, em análises na atualidade, estreita relação com os Estudos Culturais. Nesses estudos se focalizam e problematizam questões da cultura, diferença, relação de poder e saber, identidade e práticas discursivas. A pesquisa foi desenvolvida a partir da leitura e analise de documentos como: Memoriais e Dissertações de Mestrado, nos quais busco entender as trajetórias de escolarização de sujeitos surdos (2 alunos), com baixa visão (2 alunos) e deficiência física (1 aluno) que chegaram à pós-graduação, em seus anos iniciais de escolarização. Que desafios encontraram ao longo de suas vidas escolares? Em que espaços estudaram (escolas especiais, escolas comuns)? Que recursos e serviços de acessibilidade foram disponibilizados a eles para que pudessem chegar à pós-graduação? Para responder essas perguntas, a partir da leitura dos referidos materiais foram constituídas as seguintes unidades de análise: (1) constituição de identidades e da diferença; (2) desafios vividos nas trajetórias escolares; (3) espaços de escolarização e (4) acessibilidade. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37618)Tesinas Pedagogía (1401)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License