Mergulhando num mar de angústias e incertezas : reflexões sobre a educação infantil
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A partir da minha experiência como professora durante o estágio curricular, surgiu o interesse em problematizar e discutir alguns dos dilemas docentes que enfrentei ao assumir o comando de uma turma de jardim A, com dezoito alunos, em uma escola pública de Porto Alegre. É intenção deste trabalho, assim, convidar os alunos do curso de pedagogia a repensar o papel do educador infantil, bem como fomentar o debate teórico acerca das questões que envolvem o trabalho dessa categoria profissional. Con ...
A partir da minha experiência como professora durante o estágio curricular, surgiu o interesse em problematizar e discutir alguns dos dilemas docentes que enfrentei ao assumir o comando de uma turma de jardim A, com dezoito alunos, em uma escola pública de Porto Alegre. É intenção deste trabalho, assim, convidar os alunos do curso de pedagogia a repensar o papel do educador infantil, bem como fomentar o debate teórico acerca das questões que envolvem o trabalho dessa categoria profissional. Contudo, é importante frisar que o intuito desta pesquisa não foi procurar soluções absolutas, mas alternativas para enfrentar conflitos que aparecem no cotidiano do professor. A metodologia utilizada neste trabalho se deu a partir de registros meus elaborados na condição de estagiária. Esse conjunto de dados envolveu diários de aula e caminhadas de grupo. O estudo discutiu, assim, algumas problemáticas em relação à educação infantil, tais como: os limites da atuação do professor, o engessamento das rotinas escolares, a construção de limites. Problematizou, ainda, o preconceito social em torno do brincar, assim como a importância de se vislumbrar um ensino de artes qualificado. Propôs-se também a desmistificar a tarefa diária de planejar e, por fim, procurou discutir se este território de educação deve ser campo de alfabetização ou não. Após uma longa revisão teórica foi possível constatar que o campo do ensino infantil tem grande potencial para fortalecer o seu papel dentro da educação de nossas crianças. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License