Diretrizes para a construção de plataformas de conhecimentos para a tomada de decisões no design : um estudo de caso industrial
dc.contributor.advisor | Ferreira, Ney Francisco | pt_BR |
dc.contributor.author | Kreitchmann, Liane Schames | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-01-06T01:19:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/36051 | pt_BR |
dc.description.abstract | O cenário mundial se configura integrado, dinâmico, com alto desenvolvimento tecnológico e capacidade produtiva. Milhões de pessoas estão ingressado no mercado de consumo e os recursos naturais vêm se esgotando simultaneamente ao aumento dos resíduos sólidos urbanos, comprometendo a sustentabilidade do planeta. Neste contexto complexo, os desafios que as empresas enfrentam para se manterem competitivas são inúmeros. O modelo metaprojetual que consolida o design como estratégia competitiva e propõe a construção de plataformas de conhecimentos que dêem suporte às tomadas de decisão de projeto é um dos caminhos para este enfrentamento e foi adotado na pesquisa. Foi realizado um Estudo de Caso para confrontar o modelo teórico do esquema sistêmico de desenvolvimento do processo metaprojetual, com o modelo praticado por uma indústria. Com os dados coletados foi possível fazer uma análise comparativa entre os dois modelos e identificar os pontos fortes e fracos de cada um. O estudo permitiu indicar temas a serem trabalhados na plataforma de conhecimentos da empresa, no sentido de gerar inputs para a construção de cenários e soluções de projeto inovadoras. Também foi possível propor novas diretrizes para compor o modelo teórico adotado e que poderão ser úteis para outras organizações. | pt_BR |
dc.description.abstract | The world scenario is configured integrated, dynamic, with both, high technological development and productive capability. While millions of people are entering into the consumer market, the natural resources are running out simultaneously with the rise of municipal solid waste, affecting the sustainability of the planet. In this complex context, the challenges faced by companies in order to remain competitive are innumerous. The metaprojectual model that consolidates the design as a competitive strategy and proposes the construction of knowledge platforms to support the decision-making in the projectual activity is one of the ways to deal with, and it was adopted in this research. A case study was conducted to confront the theoretical model of the systemic scheme of metaprojectual development process, with the model practiced by an industry. With the research data it was possible to do a comparative analysis between the two models and identify the strengths and weaknesses of each one of them. The study enabled to indicate subjects to be included in the company's knowledge platform in order to generate inputs for the construction of scenarios and innovative design solutions. It was also possible to propose new guidelines to be part of the theoretical model that may be useful to other organizations. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ecodesign | pt_BR |
dc.subject | Metaprojectual process | en |
dc.subject | Knowledge platforms | en |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Sustainability | en |
dc.subject | Tomada de decisão | pt_BR |
dc.title | Diretrizes para a construção de plataformas de conhecimentos para a tomada de decisões no design : um estudo de caso industrial | pt_BR |
dc.title.alternative | Guidelines for the construction of knowledge platforms for the decision-making in design: an industrial case study | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000816163 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Applied and Social Sciences (6097)Design (391)