Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMaffioletti, Leda de Albuquerquept_BR
dc.contributor.authorMartins, Áudrea da Costapt_BR
dc.date.accessioned2012-01-06T01:19:43Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36016pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda a composição musical coletiva, acústica e eletrônica, de estudantes de música com idades entre 10 e 12 anos. Tem como objetivo analisar as diversas manifestações envolvendo a textura musical, destacando o modo como se vinculam à noção de tempo e aos processos de inferência que subsidiam a atividade da criação musical. Os sujeitos são 16 alunos regulares de duas escolas públicas, que frequentaram oficinas de composição ministradas pela pesquisadora. A concepção do estudo situa a pesquisa na área da Epistemologia Genética de Jean Piaget, cujo corpo teórico dá sustentação à investigação na área da Educação Musical. Os dados foram coletados no período de novembro de 2010 a abril de 2011, mediante a inserção da pesquisadora no ambiente de trabalho, onde observou e realizou entrevistas com base no referencial teórico adotado. A tomada de decisões durante o processo composicional encontra apoio nas inferências e nas noções de sucessão, duração e simultaneidade, inerentes à noção de tempo. Apesar das diferenças no que diz respeito à abordagem composicional e nos resultados sonoros dos produtos musicais, as manifestações texturais presentes nas peças acústicas e eletrônicas apresentam similaridades em muitos aspectos. A textura musical, importante dimensão estrutural da música, é parâmetro fundamental no exercício da composição musical, oferecendo ampla margem para experimentação e expressão criativa de seus autores. Sendo assim, este trabalho poderá suscitar novas abordagens frente à prática composicional em grupo na sala aula, contribuindo para uma melhor compreensão da produção musical dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThe present research is an approach to acoustic and electronic collective musical composition by music students aged between 10 and 12. It aims to analyze the several demonstrations which involve musical texture, pointing out the way those are attached to the conception of time and the processes of inference which grant musical creation activity. The subject-matter is composed by 16 regular students from public schools who attended workshop on composition guided by the researcher. The conception of such study places the research in the area of Jean Piaget´s Genetic Epistemology whose theoretical body gives support to investigation in Musical Education area. The data have been collected during the period of November 2010 to April 2011 in the researcher´s work environment in which she performed interviews based on the adopted theoretical reference. The decision-making during the compositional process meets support in the inferences and in the concepts of sequence, length and simultaneousness which are inherent in time concept. In spite of the differences as to the compositional approach and the sound results of the musical products, the textural manifestation in the acoustic and electronic pieces proved to be similar in many aspects. The musical texture, important structural dimension in music, is a fundamental parameter in the exercise of composition. It offers a wide rank for the experimenting and creating expression of its authors. So, this work can bring new approaches in the compositional practice in group in the classroom which will provide a better comprehension in the student’s musical production.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGroup musical compositionen
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectTextura musicalpt_BR
dc.subjectMusical textureen
dc.subjectGenetic epistemologyen
dc.titleLinhas, vozes e tracks : a textura na composição musical de criançaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000816990pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem