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dc.contributor.advisorKarl, Ivana de Souzapt_BR
dc.contributor.authorBraga, Paula dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2012-01-03T01:18:40Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35929pt_BR
dc.description.abstractAo procurarem os serviços de urgência e emergência hospitalar, como primeira escolha de atendimento, as crianças que utilizam o sistema de saúde, acabam, após atendimento, sem uma contra-referência para outro serviço com o objetivo de dar continuidade do atendimento em saúde. A partir disso viu-se a necessidade de entender como funciona o processo de referência e contra-referência no cuidado a criança na unidade de emergência pediátrica. A abordagem escolhida para a realização desta pesquisa foi a qualitativa e utilizado o método exploratório-descritivo. A coleta das informações ocorreu na Unidade de Emergência Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, através de entrevistas semi-estruturadas. Para a análise das informações foi utilizada a análise de conteúdo do tipo temático (2004, MINAYO). Os aspectos éticos da pesquisa em seres humanos foram contemplados. Os resultados evidenciaram três categorias: referência; saúde da criança; contra-referência. Identificaram-se a necessidade de reestruturar o sistema e capacitar os profissionais da área da saúde para lidarem com este processo e melhor atender as necessidades em saúde das crianças.pt_BR
dc.description.abstractOn seeking urgency services and hospital emergencies as a first choice of health attention, the children who use the health system end up without a counter reference for another service after being attended to, with the aim of continuing health attention. Based on this, the necessity to understand the process of reference and counter reference in child healthcare at pediatric emergency was deemed important. The approach chosen for the research was a qualitative one and the method used, exploratory-descriptive. The survey to gather data occurred at the Pediatric Emergency Unit of the Hospital de Clínicas in Porto Alegre, using a semi-structured interview. To analyze the information, a content theme analysis was used (MINAYO,2004). The ethical aspects of the research with human beings were contemplated. The results showed three categories: reference; child health; counter reference. The need to restructure the system was identified, as well as the need to qualify the professionals in the area of healthcare, so that they can deal with this process and better attend to the necessities in child healthcare.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnfermagem pediátricapt_BR
dc.subjectChild healthcareen
dc.subjectEmergency servicesen
dc.subjectSaúde da criançapt_BR
dc.subjectEmergênciaspt_BR
dc.subjectReferenceen
dc.subjectCounter referenceen
dc.titleReferência e contra referência no cuidado e criança em emergência pediátricapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000817164pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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